Os controles ajudam a reduzir os riscos nos negócios
Os empresários e gestores de empresas precisam trabalhar com planejamento e orçamento, condições básicas para o controle dos negócios. Assim, eles conhecem os limites e orientam seus rumos, reduzindo os riscos e as incertezas do negócio. O orçamento é uma ferramenta estratégica que regula o que pode ou não ser feito nas empresas.
Na luta por vantagens competitivas, a redução de custos e despesas é considerada fundamental. O controle dos custos e das despesas torna-se um instrumento imprescindível para gerenciar a lucratividade. Conhecer, comparar e controlar a evolução dos custos e das despesas, mensalmente, por exemplo, é aumentar a competitividade, a rentabilidade e a viabilidade econômica da empresa.
Diferenciação
Na linguagem comum, os termos custos e despesas são sinônimos. Tecnicamente, eles têm significados diferentes. Custos estão ligados à aquisição de ativos, a exemplo de estoques (mercadorias, matérias-primas etc.), enquanto que as despesas referem-se aos gastos para vender os produtos e administrar a empresa.
Como fazer
Você pode fazer uma planilha ou ficha de controle mensal de forma simplificada, onde deverão ser previamente registrados os valores de custos e das despesas que serão desembolsados, acompanhados, no decorrer do mês, pelos seus pagamentos.
Conheça, compare, controle
Alguns custos e despesas necessitam de um controle mais rigoroso. Outros, requerem somente uma observação.
Este acompanhamento tem como objetivo verificar o comportamento de cada item, permitindo ações que possam conter os gastos que estão crescendo sem justificativa.
Lição de casa
Indentificar:
- quais são seus principais custos e despesas?
- em qual dos dois há mais gastos?
- quais os que você realmente controla?
Enviar um comentário
Enviar um comentário