Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Biografia de Michael Foucault

Michael Foulcult, nasceu em 1926 na cidade de Poitiers, seu pai era um cirurgião proeminente que desejava que seu filho seguisse sua profissão, mas uma depressão aguda perseguiu Foucault por toda a juventude e alem disso seus interesses estavam em outro lugar. Visto que Foucault abraçou uma outra vida particular homoxesualista na França, sendo assim, não seguiu a tradição da família. Foucoualt entrou no mundo filosófico tendo se concentrado as suas atenções na historia da insanidade e de confinamento, com os termos da sua grande obra Historia da Loucura.

Michael Foulcult

Foucoualt frequentou o academicamente prestigioso Liceu Henri IV, em paris, onde teve aulas com o filosofo hegueliano Jean Hyppolite em 1907 a 68. Em 1952 graduou se em psicologia e filosofia na Ėcole Normale Superieure onde estudou com Marleau­ Ponty (1908­61). E ambos esses professores eram frutos das tradições kantianas e hegeliana que punham o sujeito no centro do mundo.

Visto que Foucault rejeitou essa ideia e pós se a descrever um mundo que não era baseado na subjetividade, mas sim nas estruturas linguísticas organizadoras, que ele chamava de epistemes, e caracterizado por relações de poder que determinam ordens sociais. Foucault pronunciou o pois estruturalismo ao argumentar que a linguagem tem primazia sobre autores no estudo dos textos. E mais tarde rejeitou o conceito de episteme e tomar emprestada e adaptar a noção de genealogias, do livro genealogia da moral (1887) de Nietzsche: estudar a historia de modo a dar conta do que ele chamava de conhecimentos e discurso. Ele elaborou e identificou o conceito de discurso de poder para explicar o que é a historia.
Não se sentindo confortável na França, foi ter com seu amigo filologo Geoges Dumézil (1898­1986), que conseguiu para ele um emprego por meio do departamento cultural da embaixada francesa na universidade Upsala na Suecia em 1954. Onde ele manifestou livremente a sua homossexualidade. Embora tenha ser visto com diversas embates as autoridades Suecas, resultado de uma inclinação para o álcool e casos sexuais, ele era mais do que tolerado pelos agentes consulares franceses. Ficou na Upsal por volta de 4 anos de 1958 a 1960 na universidade de Varsóvia e depois foi para universidade de Hamburgo

Episteme são estruturas linguísticas que se encontram por traz da organização de disciplinas académicas e do conhecimento oficial, e mostrou que o progresso de um período, com seus epistemes, nem sempre é um processo evolutivo suave para outro, mas pode ser caracterizado como uma quebra conhecida como ruptura epistémica. Foucault quando fala de epistemes, entende que são todas as relações que existiram em certa época entre os vários campos da ciência.

Por exemplo: a certo ponto a matemática foi utilizada para a pesquisa no campo da física, de que a linguística, ou melhor, a semiologia, a ciência dos sinais, foi utilizada pela biologia para as mensagens genéticas, de que a teoria de evolução pode ser utilizada ou servir de modelo para os historiadores, os psicólogos e os sociólogos do século xix.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades