Falando da Avaliação Psicológica no decurso dos estudos e pesquisas educacionais, pode se compreender que a avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projectivas e outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, o contar histórias, o brincar etc.
A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados é feita sempre de acordo com o referencial teórico, o objectivo (clínico, profissional, educacional, forense etc.) e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção).
Assim, envolver professores, supervisores e alunos na discussão de tais questões é necessário não só para oferecer aos alunos uma visão crítica e contextualizada do desenvolvimento e utilização dessas práticas, mas, especialmente, para introduzir mudanças nas metodologias de ensino e no conteúdo das disciplinas de testes e técnicas que contemplem os questionamentos e as novas exigências da área e da Psicologia.
Importância da avaliação psicológica
A avaliação psicológica é importante pois difunde e representa uma parte relevante da actuação profissional dos psicólogos, e nesse sentido, Noronha e Alchieri (2002) enfatizam que a regulamentação da psicologia enquanto profissão (Lei no. 4119 de 1962), auxiliou na consolidação, dentre outras actividades profissionais, da avaliação psicológica por meio do uso de instrumentos e técnicas privativas do psicólogo, permite ainda ao psicólogo a ter um critério de escolha dos testes, para além da pertinência do constructo avaliado para o processo, as qualidades psicométricas do instrumento, a saber, sua validade e precisão, e os dados normativos.
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