Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Lesoto: localização, geografia, mapa, clima, economia e recursos naturais

Localização de Lesoto
Lesoto é um país montanhoso localizado na África Austral. É um enclave dentro da África do Sul. O comprimento total das fronteiras do país é 909 km. O Lesoto cobre uma área de cerca de 30.355 quilômetros quadrados, dos quais uma percentagem insignificante é coberta com água.
Bandeira de Lesoto

É o 141° maior país do mundo, com uma área total de 30.355 km2, dos quais uma percentagem insignificante é coberta com água. Lesoto é completamente rodeado pela África do Sul, tornando-se um dos apenas três países no mundo que são enclaves dentro de outro país. O comprimento total da fronteira com a África do Sul é de 909 km. Já que Lesoto é um enclave, não tem litoral e em grande parte é dependente da África do Sul.
Geografia de Lesoto
O Lesoto pode ser dividido em três regiões geográficas: as terras baixas, seguindo as margens do sul do rio Caledon; os planaltos formados pelos Drakensberg e serras malotti nas partes leste e central do país; e os contrafortes que formam uma divisão entre as planícies e planaltos. O ponto de menor altitude está na junção da Makhaleng e do rio Orange.

Clima de Lesoto
Devido à sua altitude, o país continua a ser mais frio ao longo do ano do que a maioria das outras regiões na mesma latitude. Lesotho tem um clima continental, com verões quentes e invernos frios. Maseru e suas planícies que a cercam muitas vezes chegam a 30°C no verão. O inverno pode ser frio nas terras baixas as temperaturas descem até -7°C e nas montanhas até -20°C , por vezes.
Mapa de Lesoto

A precipitação anual varia de cerca de 600 milímetros nos vales da planície de cerca de 1200 milímetros nas áreas da escarpa norte e leste da fronteira com a África do Sul. A maior parte da chuva cai como trovoada: 85% da precipitação anual situa-se entre os meses de abril e outubro. Os invernos, entre maio e setembro, são geralmente muito secos.

A neve é comum nos desertos e vales baixos, entre maio e setembro; os picos mais altos pode experimentar ocasionalmente significativa queda de neve durante todo o ano. A variação anual da precipitação é muito irregular, o que leva a periódicas secas na estação seca (maio a setembro) e enchentes , que podem ser graves no período chuvoso.
Economia e recursos naturais
Lesoto é pobre em recursos naturais. Economicamente, o recurso mais importante é a água. O Lesotho Highlands Water Project permite exportar água dos rios: Malibamatso, Matsoku, Senqu e Senqunyane para a África do Sul, além de gerar energia hidrelétrica para as necessidades de Lesoto. A partir de abril de 2008, a primeira fase do projeto foi concluída. O projeto já é responsável por cerca de cinco por cento dos do PIB de Lesoto, e quando estiver totalmente concluído, poderá responder por até 20 por cento.

Grande parte da população se engaja na agricultura de subsistência, apesar de apenas 10,71% da superfície do país é classificado como terra arável e 0,13% tem culturas permanentes. Grande parte da terra foi arruinada por erosão do solo. As terras agrícolas mais férteis estão nas planícies do norte e centro, e no sopé entre as planícies e as montanhas.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades