O que é conhecimento científico?
Costuma-se dizer que o conhecimento científico parte do senso comum, mas promove uma crítica às concepções ingênuas, procurando corrigi-las ou substituí-las. Entendendo-se por concepções ingênuas, uma forma simplória de compreender o mundo.
Foi na Grécia que surgiu um ideal de racionalidade que exigiu o afastamento das visões míticas, subjetivas, religiosas, em direção à ideia de coerência, ordem e controlo, impulsionado pela própria experiência do mundo dos factos e pela necessidade de ordenar a vida humana.
À semelhança do conhecimento filosófico que também busca a coerência, a ordem, o conhecimento científico se mostra como um saber contingente, sistemático e verificável. Todavia, não pode ser considerado como absoluto, pois a descoberta de novas técnicas resulta em novos conhecimentos.
Características do conhecimento científico
- Metódico, sistemático, construído mediante causas, crítico;
- Dialoga com a realidade mediante instrução da experiência;
- Desinteressado, geral, certo, comprovado;
- A intelecção real é formulada mediante representação clara e distinta;
- Crente na uniformidade do universo;
- Objetivado, utiliza sistemas elaborados e propostos pela inteligência;
- Particular, questiona setores da realidade;
- Feito mediante métodos e pesquisas controladas.
Importância do colhimento científico
O conhecimento científico é de extrema importância para o aperfeiçoamento da sociedade já que apoia o saber e estimula cada vez mais o surgimento de novos conceitos, técnicas, métodos, ferramentas, instrumentos, entre outros, além de comprovar ou desmistificar vários fenômenos, assim partindo-se dele é possível uma transformação tecnológica e social. Há demais, ela é útil, tanto para o pesquisador, assim como para quem irá usufruir dos resultados da pesquisa apresentada.
Enviar um comentário
Enviar um comentário