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Factores que influenciam no processo do ensino e aprendizagem

Introdução 
Neste tópico, serão apresentados alguns conceitos introdutórios das teorias de aprendizagem, que é um subconjunto da Ciência Cognitiva. Este estudo da evolução das teorias da psicologia da aprendizagem, chamada de ciência do comportamento humano, tem como objectivo principal mostrar a importância destas teorias. 
É importante compreender o modo como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel de um professor, por exemplo, nesse processo. Estas teorias são importantes porque possibilita a este mestre adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitirão alcançar melhor os objectivos do ensino. 
Na aprendizagem escolar, existem os seguintes elementos centrais, para que o desenvolvimento escolar ocorra com sucesso: o aluno, o professor e a situação de aprendizagem. 
Factores que influenciam no processo do ensino e aprendizagem 
O processo de aprendizagem é um fenómeno natural do ser humano que envolve uma série de factores: aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. Quando um bebê é estimulado por seus pais a pegar objectos ele o faz, acontecendo o mesmo quando é estimulado a engatinhar, mastigar, andar, ler, diferenciar cores e outras coisas. Dessa forma, é possível dizer que o processo de aprendizagem é tido a partir da motivação. 
 Existem casos em que um indivíduo pode apresentar dificuldades na aprendizagem como hipo ou hiperatividade, déficit de atenção, problemas relacionados a números, desajustes emocionais, dificuldades de concentração e de memorização, má percepção e inibição participativa. 

Cinco factores importantes sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo:
1 - Sensação 
 Sensação é o nível mais primitivo do comportamento, referindo-se unicamente à ativação de estruturas sensoriais. É a partir das sensações que o indivíduo pode perceber o mundo que o cerca.

2 - Percepção 
 A percepção constitui-se na tomada de consciência relativa à sensação em progresso. A eficiência da percepção depende de que o aparato neurológico seja capaz de converter, adequadamente, as sensações em impulsos eléctricos e por meio da percepção que ocorrerá a formação das imagens.

3 - Memorização 
 A capacidade que o homem e os animais apresentam de armazenar informações que possam ser recuperadas e utilizadas posteriormente chama-se memória. Durante a aquisição dos eventos ocorre a selecção dos fatos mais marcantes, que focalizaram atenção sensorialmente (de modo mais forte) ou foram priorizados. O registro dos aspectos das experiências vividas e as informações recebidas: tudo o que é percebido está relacionado ao processo de memorização.

4 - Atenção
É uma das principais competências cognitivas que garantirá o sucesso do estudante nas unidades escolares. Ao mesmo tempo, a atenção é uma habilidade cognitiva indissociável de um conjunto de funções cerebrais controladas pelo lobo frontal denominadas de funções executivas, que são as funções mentais superiores e complexas que capacitam o indivíduos "tomar" resoluções e ações orientadas no processo da aprendizagem.

5 - Motivação 
O diferente interesse percebido entre os estudantes permite a aceitação que nem todos fazem a mesma coisa pelas mesmas razões, e é nessa diversidade que reside à fonte de entendimento dos aspectos que buscam a motivação do ser humano. 
Como as pessoas são todas diferentes uma das outras, devido ao aspecto biológico, genética, emocional, estímulos recebidos, vivências obtidas ao longo das etapas do amadurecimento é o que fará a diferenciação dos aspectos que estimulam e determinam a busca pela aprendizagem.
Sucesso para todos os educadores e estudantes nesse novo ano que se inicia. 

Factores que influenciam a aprendizagem 
O meio –  o individuo aprende num ambiente, o que este significa e como se deve exprimir dependendo do contexto de que a família faz parte e da sociedade em que está inserido.
Motivação – se o individuo estiver interessado por um determinado assunto,  há uma atitude activa e empenhada no processo de aprendizagem. 
Conhecimentos Anteriores –  estes podem condicionar a aprendizagem, na medida em que há acontecimentos prévios ou bases que se não tivessem sido concretizadas, tornar-se-iam mais difíceis na aprendizagem. 
Uma nova aprendizagem só acontece quando uma nova informação se relaciona com conhecimentos anteriores.

Experiências Passadas – situações vividas influenciam as atitudes face à aprendizagem, quer em relação aos conteúdos quer aos métodos utilizados.
Factores Sociais – o meio social, económico e cultural de origem do indivíduo influenciam, bastante, o processo de aprendizagem. 
Os antecedentes culturais criam, muitas vezes, diferenças entre estes.
Expectativas dos familiares, dos professores e dos próprios indivíduos – a expectativa que os professores/familiares têm em relação ao individuo afectam o modo como interagem com eles, influenciam a auto-imagem dos indivíduos e o  seu comportamento.
Idade –   a idade é um factor importante que interfere na aprendizagem, pois a cada estádio de desenvolvimento intelectual corresponde uma capacidade específica, logo as metodologias educativas têm de estar em concordância com o nível etário e de desenvolvimento dos indivíduos.
Inteligência – O nível de inteligência de uma pessoa relaciona-se com a facilidade de aprender, pessoas com maiores capacidades intelectuais conseguem compor raciocínios mais elaborados.  
Memória – os processos de aprendizagem estão ligados à memória. Só a memória nos possibilita reter o que aprendemos, para responder adequadamente a situações presenciadas e proporcionar a possibilidade de projectar um futuro.

Teoria Construtivista no processo de ensino e aprendizagem   
A aprendizagem construtivista é simplesmente o processo de ajustamento do nossos modelos mentais para incluir e organizar novas experiências.

Princípios do Construtivismo:
  • A aprendizagem é uma procura de sentido. Como tal, deve começar com tópicos à volta dos quais o indivíduo esteja activamente interessado em construir sentido.
  • O sentido requer a compreensão tanto do todo como das partes. As partes devem ser compreendidas no contexto do todo. Por isso a aprendizagem deve focar-se em conceitos primários e não em factos isolados.
  • Para ensinar bem, o professor tem de compreender os modelos mentais que os alunos utilizam para interpretar o mundo e os pressupostos que estão por detrás desses modelos.
  • O objectivo da aprendizagem é que o aluno construa o seu próprio sentido, não é memorizar as respostas “certas” e reproduzir o sentido de outra pessoa.
  • Visto que a educação é inerentemente interdisciplinar, a única maneira válida de avaliar a aprendizagem é integrar o processo de avaliação no próprio processo de aprendizagem, assegurando que o aluno receba informação sobre a progressão na sua própria aprendizagem.

Estilos de Aprendizagem:
  • Cada aluno define o seu próprio estilo de aprendizagem, aprendendo o que se quer, como e onde se quer; 
  • É através deste estilo pessoal de aprendizagem que adquirimos a experiência de vida;
  • Centra-se no ser humano, na sua singularidade, nos seus motivos e nos seus interesses; 
  • A aprendizagem é determinada pelo melhor processo que cada indivíduo encontra para reter novos conhecimentos, novas experiências;
  • Aprendizagem como algo espontâneo.


Princípios Psicopedagógicos:
  • A preocupação central não deve ser com o ensino, mas sim com a aprendizagem numa perspectiva de desenvolvimento do aluno;
  • Desenvolver no aluno a responsabilidade pela auto-aprendizagem e incutir-lhe o espírito de auto-avaliação;
  • Centrar a aprendizagem em actividades e experiências significativas para o aluno;
  • Desenvolver no seio do grupo relações interpessoais baseadas na empatia;
  • Ensinar também a sentir e não apenas a pensar;
  • Ensinar a aprender;
  • Promover a aprendizagem activa, orientada para processos de descoberta, autónomos e reflectidos. 


Técnicas de Ensino:
  • Ensino individualizado;
  • Discussões;
  • Debates;
  • Painéis;
  • Simulações;
  • Jogos de Papéis;
  • Resolução de Problemas.


Conclusão 
Findo trabalho pude concluir que aprender está relacionado, dentre outras coisas, a um clima emocional em que o processo de compartilhar saberes promova o desenvolvimento do indivíduo através da qualidade da relação estabelecida. 
O professor, a família e a escola precisam buscar uma forma de harmonizar essa manifestação, é por meio dessas expressões afetivas que o educador comprometido e atento cria um olhar crítico e busca pistas para o entendimento das "incapacidades e limitações", desde simples expressões, faciais, agitações corporais, respiração aumentada, até olhares para garantir a atenção e o cuidado no ato de aprender. 
Bibliografia 
  • FIALHO, Francisco ª P. Introdução ao estudo da Consciência. Curitiba: Gêneses, 1998.
  • FOSNOT, C.T. Construtivismo e educação. Lisboa: Instituto Piaget.1999.

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