O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca e destrói o sistema imunitário do nosso organismo, isto é, destrói os mecanismos de defesa que nos protegem das doenças.
Uma pessoa infectada pelo VIH revela-se progressivamente débil e frágil, podendo contrair ou desenvolver infecções muito variadas e/ou mesmo certos tipos de cancro. Este vírus pode permanecer “adormecido” no organismo durante muito tempo, sem manifestar sinais e sintomas. Ser seropositivo não significa que se tenha sida, mas sim que foi infetada pelo vírus e que o seu sistema imunitário começou a produzir anticorpos, os quais são detectáveis através da realização de uma análise de sangue específica.
Em quanto que a SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença causada pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) e está relacionada com a degradação progressiva do sistema imunitário, podendo ter vários anos de evolução e uma vez instalado o vírus invade e destrói o nosso organismo contra as infecções.
Pode ser diagnosticada quando aparecem doenças oportunistas que normalmente não atacam o sistema imunitário e etiologicamente é membro de um grupo de síndromes clínicas causadas por um retrovírus, o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), este por sua vez possui genoma RNA, da família Retroviridae (retrovírus) e subfamília Lentivirinae [lentivírus - incluem os vírus: visna de carneiro, imunodeficência bovina, felina e símia (chimpanzés africanos)].
Fontes:
- GALLO et al. Detection, isolation and continuous production of cytopathic retroviruses (HTLV-III) from patients with AIDS and pre-AIDS. Sceence 224: 497-500
- MARTINS T. A., 2015. Cenário Epidemiológico da Infecção pelo VIH e AIDS no Mundo. Rev Fisioter S Fun. Fortaleza, 2015 Jan-Jun; 4(1): 2-5
- www.aulasdemoz.com
Conceito de HIV e Sida
Enviar um comentário
Enviar um comentário