Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


A Independência das treze 13 colônias da América do Norte

A Independência das treze 13 colônias da América do Norte
Fugindo de perseguições religiosas e políticas, comunidades migraram da Inglaterra para o Novo Mundo, estabelecendo-se no litoral atlântico da América do Norte. Ao norte da costa, estabeleceram-se comunidades puritanas e presbiterianas (protestantes). Ao centro e estabeleceram-se com unidades anglicanas e católicas. O projeto desses colonos pioneiros continha a idéia de construção de sociedades autônomas em que pudessem erguer um “novo lar”. Entretanto, para viabilizar esse projeto, os recém-chegados enfrentaram a resistência de grupos indígenas. Com o propósito de ocupar terras indígenas e delas retirar suas riquezas, os colonos entraram em guerra sistemática com os índios.
Por volta de meados do século XVIII a maturidade econômica das colônias atingiu um nível elevado. Os navios doscolonos chegaram a fazer concorrência ao poderio mercantil e naval dos ingleses. Foram desenvolvidos os triânguloscomerciais, que envolviam o comércio das colônias, Antilhas, África e mesmo a Europa.A Guerra dos Sete Anos (1756-1763), travada entre a França e a Inglaterra, e que terminou com a vitória desta última,alterou substancialmente as relações entre a metrópole e a colônia. A guerra estendeu-se à América, com lutas entre colonosingleses e franceses. Os colonos adquiriram experiência militar, o que mais tarde seria útil nas lutas contra a própria Inglaterra.É importante considerar um outro aspecto. Em função da grave crise econômico-financeira que afetou a Grã-Bretanha, comoresultado do prolongado conflito com a França e outros países, o Parlamento decidiu abandonar a Política de NegligênciaSalutar, que norteou a colonização inglesa. Assim, através de leis restritivas, o governo britânico tentou impor uma rígidapolítica mercantilista, com o objetivo de aumentar as taxas e os direitos da Coroa.Em 1764 e 1765, foram aprovadas pelo Parlamento inglês a Lei do Açúcar e a Lei do Selo, respectivamente. A primeiraimpunha uma taxa aos produtos que não viessem das Antilhas Britânicas e listava outros tantos produtos que só poderiam serexportados para a Inglaterra. A segunda exigia a selagem dos documentos oficiais e legais. Os Atos Townshend, de 1767,impuseram impostos sobre as mercadorias importadas. Em 1773, o monopólio do comércio do chá foi dado às companhiasinglesas através da Lei do Chá. A reação dos comerciantes americanos se traduziu na destruição do chá que foi tirado dosnavios ancorados no porto de Boston
Em 1774, o Parlamento votou as Leis Intoleráveis, que estabeleciam o fechamento do porto de Boston e exigiam aindenização pela perda da carga de chá. Estas leis determinaram a convocação do Primeiro Congresso Continental da Filadélfia,que pediu a revogação das leis. A crise se aprofundou quando o rei da Inglaterra declarou que os atos dos colonos podiam serclassificados como de rebeldia. O panfleto de Paine (Bom Senso) incentivou os colonos a lutarem pela liberdade. O CongressoContinental de Filadélfia decretou a separação dos Estados Unidos. A guerra de independência se estendeu até 1781, Durante aGuerra da Revolução, um oficial britânico capturado passou algum tempo na plantação do Coronel Thomas Mann Randolph,um dos líderes da pequena nobreza virginiana. O inglês descreveu, com uma nota de repulsa, a chegada de três fazendeiros,membros da milícia local — a maneira como eles puxaram as cadeiras para perto da lareira, descalçaram suas botas lamacentase começaram a cuspir.Randolph explicou que esse tipo de comportamento demonstrava “o espírito de independência” na América. E, sem dúvida,qualquer americano que "pegasse em armas" durante a Revolução considerava-se a si próprio tão bom quanto qualquer dosseus vizinhos.

Bibliografia
RECAMA, Dionísio Calisto, História, 9ª Classe
BONDE, Rui Amadeu, História, 9ª Classe

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades