Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Características Das Colônias E A Busca Da Autonomia

Características Das Colônias E A Busca Da Autonomia 
Durante a colonização, o projeto de autonomia dos colonos foi crescendo, principalmente nas colônias do Norte, onde foram criados os sistemas de autogoverno representativo dos colonos. Nessas colônias, desenvolveu-se uma produção agrícola diversificada, baseada na pequena e média propriedade rural. Além disso, estabeleceu um dinâmico comércio marítimo com as Antilhas e a África. Inicialmente, ao contrário do que ocorria na América Portuguesa, os colonos ingleses não eram proibidos de fazer comércio com os estrangeiros. Nas regiões centro e norte desenvolveram-se colônias relativamente autônomas, baseadas na média e pequena propriedade, que não estavam sujeitas a uma exploração colonial intensa, característica, por exemplo, do que acontecia nas colônias espanholas e portuguesas. 
Já nas colônias inglesas do Sul, desenvolveu-se uma produção agrícola mais voltada para o mercado externo (tabaco e algodão), baseada em grandes propriedades rurais (plantations) e na utilização do trabalho escravo africano. Os escravos africanos atingiram quase 40% da população das colônias do Sul. 
Mais dependente da metrópole, boa parte dos colonos do sul era mais conservadora e foi, até mesmo, contrária ao rompimento definitivo com a Inglaterra.

Bibliografia
RECAMA, Dionísio Calisto, História, 9ª Classe
BONDE, Rui Amadeu, História, 9ª Classe

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades