Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


As treze 13 colonias inglesas da América do Norte

Introdução
A procura de liberdade religiosa, os conflitos políticos na Europa, a procura de melhores condições devida e o crescimento do comércio, foram as principais razões que motivaram a vinda de grandes levas de colonos, principalmente ingleses, para a América do Norte, fixando-se na costa do Oceano Atlântico, fazendo surgir as Treze Colônias Inglesas. Estas colônias estavam sujeitas às regulamentações do sistema colonial mercantilista, mas seu desenvolvimento fugiu dos padrões do sistema colonial pois nem todas eram produtoras de matéria-prima ou consumidoras de produtos manufaturados da metrópole.
Assim sendo o grupo aborda neste trabalho as 13 colónias inglesas norte-americanas, onde este tema será abordado no âmbito da disciplina de História. Ao longo do trabalho o grupo desburçará exaustivamente também as Treze Colônias Britânicas, A Independência das 13 colônias da América do Norte, CARACTERÍSTICAS DAS COLÔNIAS E A BUSCA DA AUTONOMIA e muitos outros pormenores sobre o tema.

As 13 colonias inglesas da America do Norte
A ocupação da América do Norte foi marcada por intensos conflitos entre os ingleses e os povos indígenas da região. Um exemplo: o povoado de Jamestown, na Virgínia (1607), primeiro povoado inglês bem-sucedido na América do Norte, foi erguido nas terras tomadas dos índios Powhatan, que foram dizimados pelos ingleses.
No início do séc.XVII, duas companhias de comércio foram autorizadas a empreender a colonização da América do Norte. Para atrair as pessoas, essas companhias lançaram uma propaganda prometendo terras férteis àqueles que embarcassem para a América. Na Inglaterra, essa propaganda atraiu degredados, aventureiros, mulheres pobres(vendidas aos colonos como esposas) e camponeses sem terra que vinham trabalhar como servos temporários (camponeses que se comprometiam a trabalhar gratuitamente por 4 ou 5 anos na propriedade americana da pessoa que havia pago sua passagem para a América. Durante todo o séc.XVII, os servos temporários constituíam a maioria dos trabalhadores das colônias inglesas da América do Norte). Mas a colonização da América se fez também com grupos protestantes (puritanos, batistas, presbiteriano, anglicanos e outros) que fugiam da Europa devido à perseguição política e religiosa movida pelo diferentes governos dos seus países. Para a América do Norte foram não só ingleses, como também franceses, holandeses, escoceses, irlandeses e alemães; esses grupos juntos formaram as Treze Colônias da América do Norte, que podem ser divididas em três grupos: colônias do Norte ou Nova Inglaterra, colônias do centro e colônias do Sul.

As Treze Colônias Britânicas
Bandeira desenhada por Betsy Ross, com 13 estrelas e 13 faixas, representando as Treze Colônias. 
As colônias foram fundadas entre 1607 (Virgínia) e 1733 (Georgia). Documentos contemporâneos geralmente listam as 13 Colônias Norte-Americana do Reino da Grã-Bretanha em ordem geográfica, do Norte ao Sul:

As Colônias do Norte ou Nova Inglaterra 
Província de New Hampishire mais tarde o estado de New Hampshire 
Província da Baía de Massachusetts mais tarde os estados de Massachusetts e Maine 
Colônia de Rhode Island mais tarde o estado de Rhode Island 
Colônia de Connecticut mais tarde o estado de Connecticut 

As Colônias Centrais 
Província de Nova Iorque mais tarde os estados de Nova Iorque e Vermont
Província de Nova Jérsei mais tarde o estado de Nova Jérsei 
Província de Pensilvânia mais tarde o estado de Pensilvânia 
Colônias de Delaware mais tarde o estado de Delaware 

As Colônias do Sul 
Província de Maryland mais tarde o estado de Maryland 
Colônia de Domínio da Virgínia mais tarde os estados de Virgínia, Kentucky e Virgínia do Oeste 
Província da Carolina do Norte mais tarde os estados de Carolina do Norte e Tennessee 
Província da Carolina do Sul mais tarde o estado de Carolina do Sul 
Província da Geórgia mais tarde o estado de Geórgia

Bibliografia
RECAMA, Dionísio Calisto, História, 9ª Classe
BONDE, Rui Amadeu, História, 9ª Classe


Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades