Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Cultura e Religião da Grécia

Cultura e Religião da Grécia
PANAZZO, Sivia (2002), Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V (Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.

A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história, artes plásticas e a arquitectura foram muito importantes na cultura grega.

A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos: Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protectora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Deméter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.
 Os gregos costumavam também consultar os deuses no oráculo de Delfos. Acreditavam que neste local sagrado, os deuses ficavam orientando sobre questões importantes da vida quotidiana e desvendando os fatos que poderiam acontecer no futuro.
Na arquitectura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político).

Bibliografia 
APOLINÁRIO, Maria Raquel, História Projeto Araribá, [S.l.], 2009, Moderna. (Disponivel em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_romana, acessado no dia 04 de Maio de 2017 )
BERUTTI, Flávio, Caminhos do Homem, (S.l.), 2010, Base editorial. (Disponível em: http://midiacenter.usto.re/wikipedia_pt_all_2016-08/A/Classe_social_na_Roma_Antiga.html visitado em 04 de Maio de 2017)
FUNARI, Pedro Paulo, Grécia e Roma, (S.l.), 2001, Contexto.
HILL, Duncan, Ancient Rome. From the republic to the empire. Bath, Reino Unido, 2007, Parragon. (Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Prov%C3%ADncia_romana visitado no dia 05 de Maio de 2017)
PANAZZO, Sivia, Navegando pela história. (S.l.), 2002, Quinteto Editorial (Disponível em: http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/161/2/Os%20manuais%20do%20professor%20como%20fonte%20de%20pesquisa.pdf, visualizado no dia 06 de Maio de 2017)
ROSTOVTZEFF, Michael, História de Roma, (S.l.: s.n.), 1960
WELLS, H.G, História Universal (S.l.), 1972, Companhia Editora Nacional


Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades