Focos de confrontação em África durante a Primeira Guerra Mundial
Entre 1898 e 1914, a Alemanha, governada pelo Kaiser Guilherme II, decidiu implementar urna política de agressividade, principalmente da sua marinha de guerra, a fim de guarnecer os protectorados alemães fora da Europa. A reacção inglesa foi rápida e, apesar da marinha alemã nunca se ter equiparado em número a marinha real inglesa, a sua acção desencadeou um intenso movimento de demonstrações de força entre os dois países.
Neste contexto de disputas entre as potências europeias, podemos destacar, de entre várias, a crise de Marrocos, um dos confrontos que antecederam o desencadear da Primeira Guerra Mundial.
Entre 1905 e 1911, a Franca e a Alemanha quase entraram em guerra por causa da disputa pela região de Marrocos, no Norte de África. Em 1906 foi convocada uma conferência internacional, na cidade espanhola de Algeciras, com o objectivo de resolver as disputas entre Franceses e Alemães. Essa conferência deliberou que a Franca teria supremacia sobre Marrocos, enquanto a Alemanha caberia uma pequena faixa de terras no Sudoeste Africano.
A Alemanha não se conformou com esta decisão, que considerou desfavorável, e em 1911 surgiram novos conflitos com a Franca pela disputa de territórios em África. Para evitar a guerra, a Franca concedeu a Alemanha uma parte considerável do Congo francês.
Aulas de Moz
www.aulasdemoz.com
aulasdemoz
Enviar um comentário
Enviar um comentário