Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


O fim da Primeira Guerra Mundial

O fim da Primeira Guerra Mundial
O Armistício de 11.11.1918
No fim da Primeira Guerra Mundial foi definida uma nova ordem política mundial: desapareceram quatro impérios (Alemão, Russo, Austro-húngaro e Otomano); ocorreram profundas alterações no Leste europeu que fizeram nascer novos Estados (Finlândia, Estónia, Letónia, Polónia, Áustria, Checoslováquia, Hungria e Jugoslávia); os EUA ganharam um papel de relevo na cena mundial, iniciando uma época de profunda intervenção no futuro da Europa e do mundo.
Em 1918, após várias batalhas renhidas, os soldados e marinheiros alemães amotinaram-se e recusaram-se continuar a combater. Nas cidades e vilas alemãs, rebentou uma revolta popular contra a guerra. Nesse mesmo ano, porém, os Alemães lançaram uma campanha pelo Nordeste da Franca para tentar atingir Paris antes da chegada em massa das tropas americanas. No entanto, na segunda batalha do Marne a contra-ofensiva dos exércitos franceses, comandados pelo general Foch, obrigou os Alemães a recuar. A Alemanha ficava, assim, cada vez mais isolada, vendo aumentar o número de militares amotinados, assim corno as manifestações contra a guerra. A 9 de Novembro, o Kaiser (o soberano alemão) abdicou do trono e foi proclamada a República de Weimar.
Nos Balcãs, o exército inglês impôs pesadas derrotas ao Império Otomano e a Bulgária, que pediram a paz. Na Itália, os Austro-húngaros foram vencidos, acabando por se render. Em 11 de Novembro de 1918 seria assinado, em Franca, o Armistício.
Chegava assim ao fim a Primeira Guerra Mundial:

1918: Cronologia do fim do conflito
Fevereiro Chegada das primeiras tropas norte-americanas a França.

Março O governo bolchevique russo (comunista), instaurado em Novembro de 1917, assina o Tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha, retirando a Rússia da guerra. No mesmo mes os Alemães iniciam a ultima ofensiva na frente ocidental, mas não conseguem tomar Paris.

Julho Contraofensiva alada na França. Os Alemães começam a recuar.

Setembro Capitulação (rendição) da Bulgária.

Outubro Capitulação do Império Otomano.

Novembro O Império Austro-húngaro desintegra-se no dia 3. Áustria e Hungria assinam armistícios separados. No dia 9, irrompe uma revolução republicana na Alemanha; fuga do Kaiser Guilherme II. No dia 11, o novo governo alemão assina um armistício com os Aliados, na expectativa de serem observados os «14 Pontos» do Tratado de Paz do presidente americano Wilson.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades