Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Outros focos da Primeira Guerra Mundial em África

Outros focos da Primeira Guerra Mundial em África 
A tomada de Lomé, capital do Togo, pelos exércitos coloniais britânicos, a 8 de Agosto de 1914, foi a primeira grande incursão militar europeia no continente africano. Toda a colónia alemã se rendeu aos aliados a 26 do mesmo mês.
Ainda em Agosto de 1914, as tropas anglo-francesas tentaram invadir os Camarões, mas foram repelidas pelo major poderio defensivo dos Alemães. Porém, a 27 de Setembro, um ataque naval anglo-francês a Duala permitiu que, desse porto, saíssem as tropas que conquistaram Buea, a capital.
A mais prolongada das campanhas coloniais foi a que teve origem na África Oriental Alemã (a actual Tanzânia). As forças alemãs levaram a cabo, a partir de Agosto de 1914, ataques as colónias inglesas e belgas na África Oriental, numa campanha de guerrilha que se prolongou por mais de um ano. Em Novembro de 1914, os Ingleses, reforçados por tropas vindas da Índia, atacaram a cidade costeira de Tanga (na África Oriental Alemã). O ataque, porém, não foi bem-sucedido, devido a resposta dada pelas tropas alemãs, comandadas pelo coronel alemão Lettow-Vorbeck.
Este comandante alemão prosseguiria as campanhas de guerrilha ate ao final da guerra, em 1918, sempre com o objectivo de enfraquecer os Ingleses, impedindo-os de desviarem tropas de África para a Europa para reforçarem a frente europeia.
Na África do Sul, a insurreição dos Bóeres, fomentada pelos colonos alemães do Sudoeste Africano (a actual Namíbia), foi debelada em Dezembro de 1914.
No Norte de Moçambique, Portugal derrotou os Alemães em Abril de 1916, expulsando-os de Qulonga.
Curiosidades
O chamado «Triângulo de Quionga» é um território de forma triangular, limitado a sul pelo paralelo I O°40’,que vai de Cabo Delgado ao rio Rovuma. Desde 1894 que a Alemanha o reivindicava, tendo instalado um posto aduaneiro. Esta situação só se alterou com a Primeira Guerra Mundial, com a vitória de Portugal sobre os Alemães e a integração deste território, ficando definida a fronteira norte de Moçambique. 

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades