Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


O significado da Primeira Guerra Mundial (conclusão)

O significado da Primeira Guerra Mundial (conclusão)
A Primeira Guerra Mundial, com toda a destruição e morte que provocou, originaria, na Europa e um pouco por todo o mundo, uma nova ordem e uma nova mentalidade. Era preciso evitar que o mundo voltasse a entrar numa guerra semelhante, expectativa que seria frustrada em 1939, com Mundial.

Por outro lado, e tendo estado o mundo mergulhado em algo tão horrendo durante tanto tempo, era hora do optimismo e de ver a vida de outra forma, mais aberta, mais feliz. Por todo o lado proliferaram os clubes, os cafés, as esplanadas, a vida boémia. Mas também este optimismo seria curto, duraria apenas uma década — a crise de 1929 mergulharia o mundo numa depressão económica como nenhuma outra vivida até então, com graves consequências um pouco por todo o planeta.

Curiosidades
No início da guerra, com a chegada da primeira época natalícia, houve diversos relatos de soldados de ambos os lados cessarem as hostilidades, saírem das trincheiras e cumprimentarem-se. Isto ocorreu sem o consentimento do comando. No entanto, foi um evento único. Não se repetiu posteriormente por diversas razões: o número demasiado elevado de baixas aumentou os sentimentos de ódios dos soldados e o comando. Dados os acontecimentos do primeiro ano, tentou usar esta altura do ano para fazer propaganda, o que levou os soldados a desconfiar ainda mais uns dos outros.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades