Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Personalidade - conceitos, tipos, características, teorias

INTRODUÇÃO 
1. Apresentação do Tema
No âmbito de estudo da psicologia no presente trabalho proporciona-nos um conhecimento amplo no diz respeito a personalidade. Portanto na presente abordagem realça com precisão conceitos da personalidade e suas características, factores que influenciam a personalidade individual, e a formação da personalidade e suas perspectivas.
O estudo da personalidade constitui um domínio particularmente interessante nas áreas sócias e humanas. Desde os primórdios, a nação de personalidade tem sofrido significativas mudanças, o que desde já nos deixa a reflectir a cerca de quanto e complexo esta temática bem como de todos componentes intimamente relacionadas.
Personalidade e o conjunto de características psicológicas que definem padrões de como agir, sentir com outros.

Objectivo do Estudo
1.1.1. Objectivo Geral
  • Analisar os factores que influenciam a personalidade individual.

1.1.2 Objectivo específico
  • Identificar os factores que influenciam na personalidade individual e suas características;
  • Compreender as propriedades individuais da personalidade e sua formação.


2. Enquadramento teórico
Personalidade é um padrão singular de pensamento sentimentos e comportamentos de um individuo que persistem através do tempo e das situações.
A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada individuo. O termo usado em linguagem comum com sentido de “conjunto das características marcantes de uma pessoa”, de forma que se pode dizer uma pessoa não tem personalidade e esse uso no entanto leva em conta um conceito científico.
Segundo Freud: Personalidade e um conjunto dinâmico constituído por componentes em conflitos dominadas por forcas inconscientes e a sexualidade têm um papel crucial.
Segundo CarveretScheier (2000, citinHansenne, 2003) da forma mas sintética possível, destaca alguns pontos:
I. A personalidade não corresponde a uma justaposição de pecas, mas sim representa uma organização;
II. A personalidade não se encontra num local específico. Ela e activa e representa um processo dinâmico do interior de individuo;
III. A personalidade e uma forca interna que determina como o indivíduo se comporta;
IV. A personalidade não se reflecte apenas numa direcção, mas sim em várias, a semelhança dos sentimentos, pensamentos e comportamentos.

3. Os tipos de personalidade concedem com as características onde teremos características positivas e negativas:
Caracteristica positiva:
1. Sanguíneo – indivíduo extremamente optimista e espirituoso, alegre, de fácil comunicação, desfruta da companhia de pessoas, nunca estar só.
2. Colérico ansioso, demasiadamente impulsivo, muda de humor rapidamente.
3. Fleumático calmo, tranquilo, muito calculador em suas acções, paciente, muito meticuloso em cada coisa que faz, e introvertido, prefere desenvolver actividades individuais e tem vontade forte.
4. Melancólica resistência baixa a esforço contínua, fala pouco tem dificuldades em se relacionar.
   
Características negativas:       
1. Ser tímido- essa característica pode se realmente mudar com tempo, mais depende de vários factores, com o ambiente no qual a pessoa vive, família, amigo, problemas etc. 
2. Guardar rancor-essa característica pode afectar a sua saúde, o melhor a fazer e deixar esse sentimento do lado. Com isso você libera o seu cérebro para pensamentos mais positivos e produtivos, dedicando a sua energia para o que lhe faz bem.
3. Mentir - essa característica e muito prejudicial e provoca sofrimento a você e as outras pessoas, mina a sua credibilidade, atrapalha os seus estudos o seu trabalho e os seus relacionamentos. E ai e um caso sério, sendo necessário corrigir essa característica.
4. Se fazer de Vitima – essa característica e infalível para acabar com o sentimento prejudicial de se fazer de vítima o tempo todo e olhar a sua volta.

4. Factores que influenciam a personalidade:
4.1 Factor do ambiente físico:
  • A elevação de altitude origina a hipoxia;
  • Os elementos agudos e crónicos da hipoxia provocam alterações fisiológicas e também celebrais;
  • Afectam a manutenção das funções celebrais e físicas.


4.2 Factores do ambiente cultural
  • A personalidade e influenciada pela cultura por exemplo: a forma de sobrevivência, de acordo com os recursos locais (caça, agricultura pesca etc.);
  • Uma comunidade ou tribo, pode ser reconhecida de uma forma passiva ou agressiva de a cordo com o passado defensivo ou de conquista de terra.  


4.3 Factores do ambiente familiar
  • O ambiente familiar começa das influências exercidas a partir do prato ao pós-natal;
  • Relações harmoniosas na família (afecto) estimulam um bom desenvolvimento da personalidade e vice-versa especialmente na infância (até ao 7 anos de idade);
  • Relações conflituosas afectam desenvolvimento saudável da personalidade desde o ambiente uterino até a infância.

4.4 Factores inatos papel da personalidade genético: 
  • Referem se ao herdado nascido com ou aos aspectos geneticamente recebido dos nossos progenitores;
  • O herdado reflecte os aspectos físicos, inteligência, temperamento etc.

As influências genéticas e ambientais estão ligadas a determinação da forma final da personalidade de cada indivíduo que resulta de uma combinação de factores genético e de experiencia de vida.
Segundo (John &Srivastava, 1999; Mccrae& Costa, 1999), existem cinco grandes factores que são: estabilidade emocional, extroversão, abertura, cordialidade e conscienciosidade. 

5. Teoria da Personalidade

5.1. Teoria dos Traços
Que defende que a personalidade e melhor compreendida mediante a descrição e analise dos traços subjacentes da personalidade. 

5.2. Teoria Psicodinâmica
Defende que os aspectos crucias da personalidade tem origem em conflitos, desejos inconscientes, profundamente recalcados.
Segundo Allport (1900, p.390) e um sistema neuropsiquico geral e dirigido para um ponto determinado, com a capacidade de tornar funcionalmente equivalentes muitos estímulos, e para iniciar e conduzir formas consistentes de comportamento adaptativo e expressivo.

6. CONCLUSÃO
Com este trabalho pode se constatar e avançar a ideia que a personalidade e um conjunto de processos cognitivos e automático que nos fazem reagir sobre uma determinada forma, tendo em conta os diversos contextos. Concluímos que actualmente a personalidade deve ser entendida como um misto de factores biológicos e ambientais, estando ambos intimamente relacionados. 
E também necessário promover a formação universitária neste âmbito, para que se tenha uma maior preocupação relativamente ao tema de avaliação, associando-o a uma abordagem, tendo por objectivo o respeito o homem em todos os seus componentes.
Pretendemos com este trabalho apelar a todos possível atenção nesta temática deste modo no estudo mais extenso e profundo.

7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Mccrac,R.R.,Costa,P.T.Jr. (1999). A Five-Factor Theory of Personality.In L.A.Pervin&O.P.Jhon. (Eds), Handbook of Personality: Theory and Research. New York. Guilford.
Allport- Personalidade, Herder, S.Paulo, 1966
Psychology copyright 1999, Nortou&cowpauy, INC New York, N.Y 10110
HeuryGleitwau, AlauJ.Fridluud e Daniel Reisbergs edition.


Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades