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Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC

Definição
Tecnologias de Informação e Comunicação ou simplesmente TIC pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objectivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no sector de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).
As TICs podem ser consideradas um dos factores mais importantes para as profundas mudanças no mundo e, com a dinâmica da inovação, tornam-se imprescindíveis para a 
Economia global e seu desenvolvimento.
De acordo com LEWS (1997)
"TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados".
O cotidiano escolar e a aprendizagem dos alunos são factores importantes que devem ser levados em consideração no uso justo e correcto das TICs. As inúmeras situações em que usamos estas tecnologias devem ser motivos de questionamentos e reflexão sobre quais são as reais contribuições que elas estão trazendo ou de que forma elas podem influenciar na evolução destes processos educacionais.
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação passou a fazer parte da vida diária das pessoas. O relacionamento com aparelhos tecnológicos, por exemplo, os celulares e computadores, tem modificado as formas de comunicação e isso tem alterado todos os processos de socialização, especialmente entre os jovens.

Contexto histórico
As novas Tecnologias de Informação e Comunicação TICS, surgiram na metade da década de 1970 no contexto da Terceira Revolução Industrial e Revolução Informacional.
A Terceira Revolução Industrial aconteceu após a terceira guerra mundial, especificamente na segunda metade do século XX, baseada no conhecimento e na pesquisa, gerando assim o desenvolvimento industrial. Significativamente se tornou a junção da pesquisa do conhecimento e a produção industrial. Na Terceira Revolução Industrial houve as grandes transformações para as indústrias com, o desenvolvimento da robótica e muitas outras tecnologias de ponta, destinadas a auxiliar no processo de produção industrial.
Na década 60, nos EUA surge uma nova sociedade da informação, a partir de um empreendimento militar no auge da Guerra Fria que estavam preocupados com um possível ataque militar da extinta União Soviética, esta preocupação resultou na solicitação da ARPA (Advanced Research Projects Agency) para desenvolver uma rede de telecomunicações que não fosse interrompida por algum dano local, Sendo assim, a ARPA não poderia possuir uma central, para que não houvesse condições de sua destruição.
No final da década e da guerra fria houve expansão das tecnologias de informação e comunicação, fazem parte destas, a televisão, o telefone, a rádio, o computador, o celular, o modem, a internet, etc.
O grande avanço das novas TICS ocorreu a partir da década de 1990, com o objectivo de captar, transmitir e distribuir de forma precisa e rápida as informações, transmitir através da televisão, das telecomunicações e pela internet. Na sociedade industrial, o valor está na quantidade de bens produzidos, por esse motiva muitas empresas, instituições e indústrias, investiram consideravelmente nas novas tecnologias.
Na década 90, 1933 o primeiro computador mecânico é construído na Alemanha, por Konrad Zuse.

Tecnologia
Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
Os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao Homem. Como factores negativos, surgem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido a substituição do Homem pela máquina ou a poluição ambiental que exige um contínuo e rigoroso controlo.
As novas tecnologias são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um papel fundamental no âmbito da inovação.

Computador
Um computador é um dispositivo electrónico que se destina a receber e processar dados para a realização de diversas operações. Os computadores são actualmente os dispositivos mais populares e utilizados com a finalidade de realizar as mais diversas actividades tais como o desenvolvimento de conteúdos, comunicar-se com os outros, buscar informações, utilizar diferentes aplicações, e centenas de outras possibilidades. 

Internet
Internet é um conjunto de redes mundial, e o nome tem origem inglesa, onde inter vem de internacional e net significa rede, ou seja, rede de computadores mundial. A internet, que pode ser escrita com a primeira letra em maiúscula, ou minúscula, é uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo.
A internet permite o acesso a informações de todos os tipos e de muitas transferências de dados, além de uma grande variedade de recursos e serviços, como emails, serviços de comunicação instantânea, compartilhamento de arquivos como músicas e fotos, redes sociais, e uma infinidade de outros temas.
Importância das TICs na sociedade
Segundo Lewis, C (1997:65) As tecnologias da informação ajudam a humanizar a sociedade, reforçando o reconhecimento do valor do indivíduo. São utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trouxeram mudanças profundas não só no espaço escolar como também na educação em geral. Pois a articulação desses métodos interactivos junto às várias áreas do conhecimento favorece o aprendizado dos discentes. A inserção das mediações tecnológicas possibilitou a criação de novas formas de aprender independentemente da localização do sujeito aprendiz. Existe um expressivo quantitativo de possibilidades de uso dessas tecnologias em prol da educação, a qual com o advento mediático pode desenvolver a autonomia no sujeito que aprende.
A actual sociedade exige um novo tipo de indivíduo, seja no âmbito económico ou social. Isto acontece devido às tecnologias que estão a influenciar as transformações no mercado de trabalho, educação e relações interpessoais. Em virtude disso as pessoas devem estar aptas a lidar com as inovações tecnológicas, principalmente os docentes, pois essas ferramentas, sob um olhar crítico, nas mãos deles poderão tornar-se, cada vez mais, ferramentas pedagógicas, no intuito de preparar seus alunos para o futuro.
Há todo momento nos deparamos com as TICs, a TV, por exemplo, é um transmissor de informações mais utilizado mundo, certo que tem um lado ruim, por isso deve haver uma preocupação, por parte dos educadores, em mostrar aos seus educandos o que é propício para ambos. 
As novas tecnologias apresentam um grande importância a sociedade, visto que actualmente ela tem facilitado bastante vida humana, permitindo o homem comunicar-se facilmente com os outros, que destas comunicações que podem ser verdadeiras ou falsas.

A importância das TICs na Sociedade Actual
Lews (1997: 87) O objectivo das tecnologias é promover cultura, através de Informação, comunicação e formação essencial ao desenvolvimento da Sociedade.
As tecnologias hoje, estão presentes nos nossos dia-dia cada vez mais, sendo muito utilizadas, tanto em casa como no local de trabalho, escolas, etc.
Os meios de comunicação são um método importante para a relação multicultural, por exemplo: num telejornal, a informação é transmitida, sendo muito útil e vista por muita gente. Esta informação chega a muitas partes do mundo, graças às redes de computadores e meios de comunicação.
Desvantagens das TICs
A evolução das tecnologias de informação e da comunicação impõe uma redefinição do espaço de trabalho.
As TICs vieram substituir a mão-de-obra humana por tecnologias aplicadas ao respectivo campo de trabalho.
As TICs trouxeram uma maior dependência das pessoas em relação às máquinas, o que veio reduzir as relações sociais entre pessoas, deixando-as em casa em frente ao "ecrã" em geral. 
AS TICs "trouxeram" doenças, visto que certos aparelhos tecnológicos emitem radiações prejudiciais à saúde humana causando males como cancro e outros.


Conclusão
Durante a realização do trabalho vimos que as TICs eram uma ferramenta poderosa em várias áreas da sociedade: na educação, na difusão de manifestações culturais alternativas à “indústria cultural de massas”; e vimos que era um meio importantíssimo de democratização dos meios de comunicação. Entretanto, devemos ter atenção porque ela pode também ser mais um factor de exclusão social, dentre outros, se considerarmos o índice da tal exclusão digital. É necessário ter políticas públicas efectivas que possibilitem a todas as pessoas o acesso às TICs.
Importa referir ainda que a Importância das TICs no processo de aprendizagem e a introdução delas no ambiente escolar, é uma maneira de contextualizar a educação com a sociedade moderna. Porém, o uso desses instrumentos no ambiente escolar contribui à aprendizagem eficiente se forem bem aplicadas, e isso requer criatividade, consciência crítica, capacitação, ou seja, competência para que as mídias, transmissores de informes, contribuam à democratização das oportunidades de aprendizagem
Por fim dizer que verifica-se hoje em dia uma concorrência na divulgação das informações entre a mídia e as redes Sociais, até a informação chega mais rápida por via das redes sociais do da mídia.


Bibliografia
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993;
SILVA, Ricardo Vidigal da; NEVES, Ana. Gestão de Empresas na Era do Conhecimento. Lisboa: Serinews Editora, 2003.
FOLQUE, Maria da Assunção. Educação infantil, tecnologia e cultura. Revista pátio educação infantil: Edpenso, ano lx julho/setembro 2011, n°28, pg.9.
ÁBILA, Fernanda. Novas tecnologias na educação. Revista aprendizagem: Ed melo, ano 4 n°20/2010, pg.35.

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