Rede social
Entende-se por rede social uma estrutura on-line na qual diversas pessoas estão conectadas umas às outras, partilhando ideias, objectivos, pensamentos e valores em comum. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
As redes sociais tem mostrado um grande desenvolvimento nos últimos cinco anos, somando cada vez mais usuários e gerando constantemente serviços tangenciais que as tornam uma fonte de valor social como económico.
Na actualidade, as redes sociais apresentam uma série de perigos que são importantes destacar. Em primeiro lugar, podemos mencionar a falta de privacidade. Assim, uma grande quantidade de dados pessoais é carregada em um banco de dados de uma empresa privada. Neste sentido, actualmente há um escândalo vinculado à Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos com o pagamento de enormes cifras de dinheiro a diversas empresas da internet em troca de informação sobre os usuários. Entre estas empresas estava o Facebook, que negou haver recebido dinheiro em troca de dados pessoais.
Desafios da comunicação
As comunicações constituem, ao mesmo tempo, um importantíssimo sector industrial, um universo simbólico que é objecto de consumo maciço, um investimento tecnológico em expansão ininterrupta, uma experiência individual diária, um terreno de confronto político, um sistema de intervenção cultural e de agregação social, uma maneira de se informar, de entreter-se e de passar o tempo etc.
A comunicação nas redes sociais é completamente diferente das ferramentas ou canais tradicionais de comunicação. Esse cenário está transformando o mercado de trabalho e profissionais de várias áreas de actuação têm enfrentado complexos desafios para se adequar às novas abordagens. Profissionais de propaganda e marketing, por exemplo, estão incorporando ao seu dia a dia de trabalho novas origens de dados gerados pelos próprios consumidores, além das tradicionais ferramentas de conhecimento de mercado, como pesquisas e benchmarking.
Duarte (2008:157) diz que "As redes sociais digitais trazem inúmeras possibilidades, nunca conseguimos estar tão próximos de nosso público e ter um feedback tão imediato das acções. Temos um novo mundo a explorar e aperfeiçoar, a comunicação não para e nós devemos seguir no mesmo ritmo que ela. Não adianta e não tem o porquê de nadar contra a maré".
A revolução digital mudou de forma definitiva o equilíbrio de poder entre empresas e clientes. As pessoas, mais do que nunca, têm nas mãos ferramentas suficientes para disseminar uma informação em questão de minutos. Os clientes de hoje podem comprar ao redor do mundo, descobrir informações detalhadas sobre as marcas que consomem e compartilhar suas opiniões com milhares, senão milhões, de outros indivíduos. As expectativas das pessoas – sejam consumidores ou clientes de negócios – estão aumentando. E elas têm cada vez mais força para determinar o fracasso ou o sucesso de uma marca da noite para o dia.
Um dos maiores desafios de comunicação relacionado às mídias sociais está na análise de dados. O volume e a variedade de informações estão aumentando a uma velocidade impressionante – actualmente, são criadas mais informações a cada dois dias do que a civilização gerou desde seu início até o ano de 2003. E navegar nesse oceano digital para obter uma imagem clara dos clientes continuará a ser uma tarefa difícil.
Tudo isso significa que as novas fontes de dados digitais poderão fornecer informações estratégicas sobre como os indivíduos e influenciadores pensam e se comportam a respeito de uma marca. Mas, para utilizar todo esse conteúdo de maneira efectiva, as organizações precisarão considerar a criação de relacionamentos fundamentalmente diferentes e direccionados. Será preciso, por exemplo, permitir que os funcionários interajam com clientes e forneçam a eles e a outros públicos a capacidade de colaborar entre si.
Conclusão
Durante a realização do trabalho vimos que as TICs eram uma ferramenta poderosa em várias áreas da sociedade: na educação, na difusão de manifestações culturais alternativas à “indústria cultural de massas”; e vimos que era um meio importantíssimo de democratização dos meios de comunicação. Entretanto, devemos ter atenção porque ela pode também ser mais um factor de exclusão social, dentre outros, se considerarmos o índice da tal exclusão digital. É necessário ter políticas públicas efectivas que possibilitem a todas as pessoas o acesso às TICs.
Importa referir ainda que a Importância das TICs no processo de aprendizagem e a introdução delas no ambiente escolar, é uma maneira de contextualizar a educação com a sociedade moderna. Porém, o uso desses instrumentos no ambiente escolar contribui à aprendizagem eficiente se forem bem aplicadas, e isso requer criatividade, consciência crítica, capacitação, ou seja, competência para que as mídias, transmissores de informes, contribuam à democratização das oportunidades de aprendizagem
Por fim dizer que verifica-se hoje em dia uma concorrência na divulgação das informações entre a mídia e as redes Sociais, até a informação chega mais rápida por via das redes sociais do da mídia.
Bibliografia
• LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993;
• SILVA, Ricardo Vidigal da; NEVES, Ana. Gestão de Empresas na Era do Conhecimento. Lisboa: Serinews Editora, 2003.
• FOLQUE, Maria da Assunção. Educação infantil, tecnologia e cultura. Revista pátio educação infantil: Edpenso, ano lx julho/setembro 2011, n°28, pg.9.
• ÁBILA, Fernanda. Novas tecnologias na educação. Revista aprendizagem: Ed melo, ano 4 n°20/2010, pg.35.
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