Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


O estabelecimento do sistema colonial em África (de 1885 até ao inicio da Primeira Guerra Mundial)

O estabelecimento do sistema colonial em África (de 1885 até ao inicio da Primeira Guerra Mundial) 
Ate ao século XIX, o sistema colonial baseava-se na ocupação de territórios litorais que pudessem garantir as ligações marítimas entre colónias e metrópoles. Porém, a crescente necessidade da indústria europeia por matérias-primas fez aumentar a exploração das colónias em busca dessas mesmas matérias-primas. Iniciou-se, assim, um movimento de expansão colonial generalizado. 

Com uma complexa situação política na Europa, as potências europeias procuraram aumentar os seus domínios territoriais e áreas de exploração, ä custa das colónias, pois muitas delas não possuíam uma organização político-administrativa à maneira europeia, nem ameaçavam o seu expansionismo. 
O domínio da Europa sobre o mundo nesta época deveu-se ä sua superioridade económica, cientifica e tecnológica, que permitiu a alguns países europeus ocuparem e controlarem vastas regiões noutros continentes, em particular em África e na Ásia.

A expansão da indústria na Europa, tecnologicamente muito avançada e a produzirem série, fez surgir, por um lado, uma cada vez maior necessidade de matérias-primas e, por outro lado, a necessidade de encontrar mercados para escoar a crescente e excedentária produção industrial.

Ao mesmo tempo, registava-se nesta época, na Europa, uma grande expansão demográfica, decorrente da melhoria geral das condições de Vida e do progresso da Medicina. Porém, e apesar da crescente necessidade de mão-de-obra provocada pelo aumento da capacidade produtiva da indústria, muitos europeus viviam miseravelmente. Muitas destas pessoas viam a emigração para as novas colónias europeias como a única forma de melhorarem as suas condições de Vida.

Esta procura de matérias-primas e de novos mercados através da ocupação de territórios coloniais viria a dar origem a novas rivalidades entre os países europeus.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades