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Papéis de Trabalho - Resumo

Papeis de Trabalho
Autor: José César De Sousa Rodrigues
Título: Manual de Auditoria Interna, Gestão e Administração
Os papéis de trabalho formam o conjunto de formulários e documentos que contêm as informações e apontamentos obtidos durante seu exame, bem como as provas e descrições dessas realizações. Esses documentos são constituídos pelos programas de trabalho, notas, análise e outro material considerado relevante, quer preparados pelo próprio auditor, quer por ele obtidos junto das entidades auditadas e é com base nos Papéis de Trabalho que o auditor irá relatar suas opiniões, críticas e sugestões. A constatação deve sempre se basear em evidência. Os papéis de trabalho auxiliam na execução de exames/evidência no trabalho realizado e nas conclusões emanadas e são os suportes para os relatórios por serem registos que possibilitam consultas posteriores para serviços futuros, bem como para avaliação dos órgãos de controlo a quem a auditoria interna é subordinada, Facilitar a revisão por parte do auditor responsável, Apresenta na justiça às evidências do trabalho realizado, caso seja movida uma ação contra o auditor; a fim de que ele se assegure que o serviço foi executado de forma correta; na avaliação de seu desempenho devendo esses documentos serem coeso, objectivos, e limpos de forma que não prejudica o entendimento deste. Os papéis de trabalho são de natureza confidências e pertencendo exclusivamente ao auditor, pelo facto que neles está fundamentada a sua opinião e não pode por hipótese alguma serem utilizados para fins próprios ou de outrem, uma vez que nestes contêm informações advindas da empresa.
Contudo, o auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer. A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor. Os papéis de trabalho quando solicitados por terceiros somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada dentro da auditoria os papéis de trabalho formulados pelo auditor possuem papel fundamental para obtenção das conclusões. 
Os papéis de trabalho constituem os registos dos trabalhos executados pelo auditor, os testes aplicados e informações coletadas. Tem como característica ajudar no planeamento, execução, facilitar no momento da revisão do trabalho de auditoria e servir como base de sustentação para o auditor fundamentar suas conclusões.
Em fim, o produto do trabalho de auditoria é evidenciado nos papéis de trabalho, que devem formar um conjunto harmonioso e coeso da matéria examinada e que podem conter dados que sejam aplicáveis a mais de um trabalho.

Comentários sobre a obra:
Para o auditor poder comprovar a sua opinião é importante o arquivamento dos Papéis de Trabalho: constituem um registro permanente do trabalho efetuado pelo auditor, dos fatos e informações obtidos, bem como das suas conclusões sobre os exames.

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