O estudo que acabamos de fazer demonstra-nos que a resistência à dominação colonial é uma constante da nossa História. Demonstra-nos também que todas as formas de exploração e repressão determinaram, ao longo dos séculos, formas correspondentes de resistência e luta.
Período que se segue à introdução do capitalismo no nosso país foi caracterizado, como vimos, pela generalização dessa resistência em todas as regiões em que os colonialistas procuravam tornar extensivo o princípio de «ocupação efectiva», ditado pela Conferência de Berlim em 1885.
Colonial-fascismo. que teve como objectivo consolidar essa ocupação e fomentar uma exploração crescente das nossas riquezas e do nosso povo, vai determinar novas formas de resistência. Até 1962, estas formas de resposta à opressão continuam no entanto a ser esporádicas, espontâneas e muito localizadas. Por isso elas foram facilmente esmagadas pela repressão colonialfascista, tal como, ao longo dos séculos anteriores. tinham sido sufocadas todas as revoltas e tentativas de combate ao ocupante.
Estudaremos com mais pormenores estas novas formas de luta à opressão quando estudarmos a História contemporânea do nosso povo, que a História da FRELIMO, nosso Partido de Vanguarda, sintetiza. Na História do Povo moçambicano, a fundação da FRELIMO, em 25 de Junho de 1962, marca o início de uma fase qualitativamente diferente da nossa luta contra a exploração e opressão colonialistas.
Com a fundação da FRELIMO esta luta passou a ser diferente porque, baseada em toda a história do nosso povo, a FRELIMO proclamou a unidade do Povo moçambicano do Rovuma ao Maputo como sendo um factor essencial para a vitória contra o colonialismo português.
Organizado e dirigido pela FRELIMO, o Povo moçambicano, finalmente unido do Rovuma ao Maputo, desencadeu a luta armada de libertação nacional em 25 de Setembro de 1964. Após dez anos de guerra popular, o colonial-fascismo foi derrotado no nosso país e conquistada a nossa independência nacional.
Em 25 de Junho de 1975 foi proclamada a República Popular de Moçambique, fruto da resistência do nosso povo contra todas as formas de exploração, Estado de trabalhadores para trabalhadores.
História de Moçambique
www.aulasdemoz.com
Enviar um comentário
Enviar um comentário