Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Contextos histórico‑culturais que enquadram a fundação de Roma

A cultura lacial

O nascimento de Roma, segundo a data tradicional, ocorre num período de pleno desenvolvimento do que se conhece como a cultura lacial. No período subsequente ao Bronze Final, na passagem do II ao I milénio, desenha ‑se no Lácio um quadro complexo, resultado de uma confluência de tradições apenínicas e locais com elementos exógenos mais ou menos evidentes, entre os quais se destacam, para além dos vestígios orientalizantes mais tardios (séc. VIII ‑VII), as influências setentrionais da cultura vilanovense e os elementos caraterísticos da chamada Fossakultur de proveniência meridional. O influxo desta última sente ‑se particularmente num aspecto muito marcante do ritual funerário, conduzindo, a partir de meados do séc. IX, ao progressivo desenvolvimento de práticas de inumação, num contexto em que era habitual incinerar os defuntos . As sepulturas retangulares cavadas na terra ou no tufo integravam por vezes um caixão em madeira associado a uma panóplia de objetos, evidenciando práticas que implicam sacrifícios animais. Tumulações enquadráveis  neste âmbito encontram ‑se, em Roma, nas mais antigas necrópoles do Esquilino e no forum,.junto ao templo de Antonino e Faustina, mas também em outras localidades do Lácio, como em Tivoli ou na "Hosteria dell'Osa", em Gábios.

Denotando uma diversificação dos contactos culturais deste período, o território do Lácio evidencia igualmente os influxos apenínicos, em particular dos seus vizinhos sabinos . Recorde ‑se que, segundo a tradição, estes teriam dominado o Quirinal, o Capitólio e o pagus.Tiberino  e o seu chefe, Tito Tácio, teria sido mesmo corresponsável, com Rómulo, pela fundação da cidade . Provavelmente a estas populações do interior se devem os vestígios mais conservadores que denunciam a perduração e reelaboração de elementos que remontam ao Bronze Inicial. 


A cultura vilanovense

Durante o período das origens de Roma, estendem ‑se por uma parte considerável do território itálico, incluindo a zona costeira do Lácio, os influxos da chamada cultura vilanovense , nome que deriva do sítio paradigmático de Villanova, situado junto a Bolonha, cuja necrópole foi inicialmente escavada por Giovanni Gozzadini, após 1853.

O seu horizonte cultural desenvolve ‑se a partir do séc. IX a. C. e apresenta ‑se como continuador de uma tradição que remonta ao Bronze Final, conhecida como o "protovilanovense". Esta última é caraterizada pela sua associação com os campos de urnas, por práticas funerárias de incineração, pelo depósito dos restos em urnas de forma e decoração caraterísticas e pelas amplas evidências de uma apurada metalurgia do bronze.

A cultura vilanovense, que lhe dá seguimento, alarga o seu âmbito de influência, estando os seus restos materiais bem documentados em várias regiões da Península Itálica: a parte meridional da planície do Pó; toda a área da Toscana, especialmente a parte meridional; Lácio, incluindo a própria Roma; Campânia (especialmente Cápua) e área salernitana; alguns territórios da vertente adriática, em particular nas Marcas. 

A sua cultura material carateriza ‑se, em primeiro lugar por enterramentos nos quais predomina claramente, nas primeiras fases, o ritual de incineração e depósito em fossa de urnas funerárias de fabrico manual, bitroncocónicas, cobertas com uma taça, invertida, nas quais, para além dos restos ósseos se acumula um espólio variado. Com estas se depositam as caraterísticas lâminas de barbear em bronze, fíbulas (em particular as de arco serpenteado) e diversos adornos. Progressivamente vão ‑se afirmando os rituais funerários de inumação. Em fases mais tardias abundam as vasilhas em bronze, algumas particularmente vistosas pela sua decoração, como a sítula de Certosa.

Na área da Roma antiga e no Lácio a presença de vestígios relacionáveis com a cultura vilanovense patenteia ‑se em enterramentos nas referidas urnas cinerárias bicónicas de decoração geométrica, mas de motivos bastante variados, alguns deles típicos desta região, as conhecidas urnas em forma de cabana, para além das fíbulas "de sanguessuga", mais difundidas neste contexto. 

Todos estes elementos assinalam uma dupla realidade: o impacto que essas influências de ampla difusão denotam nesta área e, por outro, o facies peculiar que podem assumir no âmbito do Lácio.


Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades