Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Evolução dos meios de comunicação

Os meios de comunicação são instrumentos que nos permitem receber ou transmitir informação, ajudando-nos a estabelecer comunicação com os outros.

Existem diversos meios de comunicação, como, por exemplo, o telefone, a televisão, a rádio e o jornal. A internet oferece-nos também varias opções para comunicar, como as redes sociais, os blogues e os fotoblogues.

Graças ao avanço de tecnologia, cada vez mais os meios de comunicação permitem que as pessoas comuniquem entre si a maiores distancias e no menor espaço de tempo.


Cada meio permite que a comunicação seja feita de uma maneira diferente. Por exemplo: a televisão permite que muitas pessoas vejam a mesma noticia, mas, é através do telefone que conseguimos transmitir a noticia que escutamos para as outras pessoas.

O século XX apresentou varias descobertas. De 1900 a 19502, conhecemos a Rádio (1915), o Cinema falado (1927 com o Cantor de Jazz), o gravador (1935), a calculadora (1943), o bug (panes no computador-1945), o computador rudimentar conhecido como Eniac (sigla de integrador e computador Numérico Electrónico - 1946) e o transístor (1947).

De 1950 a 1975, destacam-se outras invenções. A empresa norte-americana IBM vende os seus computadores de série 650 a preço razoável (1953), a norte-americana Earl Masterson lança a impressora Uniprinter (1954), surge o transístor de silício (1954). Em 1955, a IBM desenvolve a primeira versão de um banco de dados informatizado, o Sabre. O jornal japonês Ashi Shimbum usa a transmissão a longa distancia por faxe pela primeira vez em 1956. Nesse mesmo ano, surge a Videocassete nos EUA. Em 1958, os norte-americanos conseguem um raio de luz capaz de transmitir grandes quantidades de informações e baptizam o invento de laser. Nessa época, a Bell Company (EUA) cria o Dataphone, que permite a dois computadores comunicarem usando linhas telefónicas tradicionais. Em 1960, surge o minicomputador e também o primeiro jogo de batalha especial simulada (jogos de computador).

Em 1962, o Telstar transmite sinais de telecomunicações entre os estados unidos de América e a europa. Em 1963, surge o videodisco, e em 1965, é ministério da defesa dos EUA coloca em operação a rede precursora da internet. Em 1970, a Intel cria o microprocessador. E em 1973, é concebida a disquete para uso em computador e menor porte. Em 1975, surge o lápis eléctrico (programa para processamento de texto) e o Basic (programa para o primeiro microcomputador).

Em 1977, surge o primeiro microcomputador com sucesso de venda junto do publico. E em 1979, chega o primeiro serviço online (Compuserve). Em 1980, é a vez do walkman, o padrão de faxe, do Cable News Nework (CNN, primeiro canal a cobrir noticias de todo o mundo). A IBM encomenda a MS-DOS (sistema que controla as funções básicas de um computador) e depois lança o PC (personal computer). Em 1982, é a vez de campact disc (CD), e em 1983, o telemóvel. Só em 1984 chega CD-ROM e o primeiro jogo de vídeo. Surge também o pequeno e eficiente Macintosh, e em 1985, Bill Gates torna-se o mais jovem self-made men multimilionário. Em 1988, chega um terrível vírus que afecta terminais na internet. E em 1989, o Time Inc e o Warner Bros anunciam a sua fusão e surge a World Wide Web, a teia mundial para facilitar o acesso à internet.


A partir de 1990, os japoneses lança no mercado o primeiro televisor de alta definição. A Apple lança um equipamento com as funções de computador, receptor de Tv e leitor de CD-ROM-Macintosh TV em 1993; e a Intel lança o processador mais veloz para microcomputadores, o Pentium. Em 1994, surge o sistema computadorizado capaz de entender e gravar na memória um texto ditado. Surge também a rede de serviço da Time Warner. Em 1995, a Microsoft lança a nova versão de Windows 95.

Hoje em dia existe o correio electrónico (e-mails), os blogues, as redes sociais e uma nova cultura de comunicação. Mas a viagem pela superentrada da informação é perigosa para a liberdade das pessoas. Os Hackers podem invadir os computadores e codificar a correspondência e tudo o quê está armazenado. Há ainda a exploração de pornografia infantil que opera na rede, ou os grupos terroristas que usam os meios de comunicação online para planear os seus atentados. As tecnologias de comunicação estão ao alcance de todos (em principio), resta saber usa-la com responsabilidade.


Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades