Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Os Tauaras de Moçambique

H. Philippe Junod encontrou entre os Tauaras de Moçambique a tradição de terem chegado à região entre o Mazoe e o Mussenguêzi antes dos Tongas haverem ocupado a margem direita do Zambeze situada mais para oriente. Por sua vez, David Beach recolheu entre os Tauaras da antiga Rodésia outra tradição, segundo a qual o seu advento teria precedido a própria fundação do Estado dos Mutapas. Os clãs eram totémicos e possuíam localizações geográficas distintas, sobressaindo chava (elande), nguruve (javali) e nhari (forma arcaica de búfalo?). Existem, também, tradições sobre conquistas que permitem supor não ser pacífica e estática a situação no período pré-Mutapa.
Os Tauaras aceitaram, sem grandes dificuldades, o domínio dos Mutapas. O clã chova ainda recorda intercâmbios totémicos com os conquistadores chonas-carangas. Estes integraram nas suas instituições o culto territorial de Dzivaguro. Também à sacerdotiza mbuia, do outro culto territorial tauara, o de Caruva-Chicára, foi atribuída a função ritual de escolher a principal esposa dos Mutapas, dignatária que posteriormente foi responsável pelas relações com os Portugueses. 
Outros tauaras, dos totens nhari e nguruve, uniram-se matrimonialmente aos conquistadores e retiveram importantes e hereditários cargos honoríficos na organização estadual dos Mutapas. 

Aulas de Moz
www.aulasdemoz.com
www.aulasdemoz.blogspot.com

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades