Definição de Comércio
ANTIGAMENTE (segundo Vidari):"É o complexo de atos de intromissão entre o produtor e o consumidor, que, exercidos habitualmente e com fins de lucros, realizam, promovem ou facilitam a circulação dos produtos da natureza e da indústria, para tornar mais fácil e pronta à procura e a oferta".
NOS DIAS DE HOJE: Com a promulgação do novo Código Civil (a partir da vigência de Janeiro de 2003), o comércio passou a representar apenas uma das várias atividades reguladas por um Direito mais amplo, o Direito Empresarial, que abrange o exercício profissional de atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços.
Comummente, o comércio é definido como sendo uma negociação que tem lugar na hora de comprar ou vender géneros/bens e mercadorias. Também se dá o nome de comércio a qualquer loja, armazém ou estabelecimento comercial, e ao conjunto ou à classe dos comerciantes.
Por outras palavras, o comércio é a actividade socioeconómica que consiste na compra e na venda de bens, seja para usufruir dos mesmos, vendê-los ou transformá-los. Trata-se da transacção de algo em troca de outra coisa de igual valor (podendo ser dinheiro).
Bibliografia
- Maiorino, Giancarlo. At the Margins of the Renaissance: Lazarillo de Tormes and the Picaresque Art of Survival. (em inglês) Penn State Press, 2010, página 13. ISBN 9780271047577 (04/02/2016).
- Páginas de Pensamento Político. Vol II. Fernando Pessoa. (Introdução, organização e notas de António Quadros.) Mem Martins: Europa-América, 1986: 132.
- 1ª Publ. in Revista de Comércio e Contabilidade, nº 3. Lisboa: 25-3-1926.
Enviar um comentário
Enviar um comentário