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Introdução à Lógica: Lógica e Argumentação - Filosofia 12ª classe

A lógica é uma disciplina da filosofia, cuja estuda “as leis e princípios geris do pensamento correcto”. A lógica é uma ciência que tem por objecto de estudo o pensamento e o discurso válido, ou seja, a lógica é uma “ciência dologos, razão” que procura alcançar a verdade.

O objectivo de estudar a lógica é o de aprender a raciocinar de forma a obter coerência no pensamento, daí a importância de saber argumentar. Argumentar “é justificar uma afirmação ou negação que se faz, ou dar as razões para uma conclusão obtida”, é algo de bastante importância em muitas situações (Mortari, 2001: p.6).

Argumentação é a arte de persuadir, convencer alguém sobre determinada situação, isto é, dar razões para acreditar como verdadeiro a afirmação ou negação de uma ideia. A importância de uma boa argumentação (justificativa), vem do facto que, muita das vezescometemos “erros de raciocínio”, chegando a uma conclusão que simplesmente não decorre da informação disponível. Há contextos nos quais uma afirmação só pode ser aceite como verdadeira se for muito bem justificada (argumentada) (idem: p.6).

No entanto, a argumentação é uma questão de lógica em si, visto que, a lógica estuda os aspectos formais da argumentação, estuda os vários tipos de inferência que ocorrem na argumentação, ajudando a distinguir argumentos correctos dos incorrectos; oferece critérios ou princípios e regras que permite-nos identificar argumentos verdadeiros dos falsos (Chambisse&Nhumaio, 2008: p.8).

Esses princípios são: principio de identidade (o que é, é; o que não é, não é);o princípio de não contradição (uma coisa não pode ser e não ser, segundo a mesma perspectiva); o princípio do terceiro excluído (uma coisa deve ser ou não ser, não há uma terceira possibilidade).
Igualmente, temos as regras simples de inferência correcta: “se como, não sinto fome”; se tenho malaria, então, tenho febre”. Entretanto, a argumentação é uma questão de intercomunicação(diálogo), tendo em conta que nenhuma pessoa argumenta sozinho. A argumentação é um jogo dialécticoque não implica nenhuma eliminação dos contrários. Quem entra neste jogo deve estar preparado para ganhar sempre, admitindo a possibilidade da outra parte ter argumentos mais valiosos do que os seus. Portanto, ao argumentar é preciso que haja:
  • A máxima cooperação – prestar informação suficiente sobre a sua argumentação, não fugir às responsabilidades, clarificar os argumentos e dar provas materiais e imateriais.
  • A máxima da pertinência –falar do essencial sobre o assunto em discussão, não fugir do tema e evitar argumentos falsos.
  • A máxima da relevância – concentrar-se no que é certo e efectivamente do interesse do tema.
Assim, a lógica constitui um auxiliar indispensável para uma boa argumentação, sendo que argumentar é oferecer razões a favor ou contra uma determinada tese ou conclusão, tendo por finalidade provocar uma adesão das pessoas a essa tese, pelo que é necessário que elas lhes pareça razoável.

Deste modo, quanto maior for o nosso conhecimento dar regras lógicas, melhor será a estruturação e maior será acoerência do nosso discurso e maior será a probabilidade de defendermos bem as nossas teses e de persuadirmos e convencermos o auditório.

Bibliografia
  • CHAMBISSE, Ernesto D; & NHUMAIO, Alcido M.G. Filosofia 12ª classe. 2ª Edição. Maputo: Texto Editores, 2008.
  • BORGES, José F; PAIVA, Marta; & TAVARES, Orlanda. Introdução à Filosofia 12ª classe. Maputo: Plural Editores, 2015.
  • SARAIVA, Augusto.  Filosofia: segundo os programas do ensino Liceal. Lisboa, 1972.
  • MORTARI, Cezar A. Introdução à Lógica. S. Paulo: Editora UNESP: Imprensa Oficial do Estado, 2001.

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