Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Reprodução Asexuada: Estacaria

Reprodução Assexuada
A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que ocorre sem a intervenção de gametas. Os novos seres são clones do progenitor.

Entre os animais, um dos exemplos mais conhecidos é o da estrela-do-mar que, ao perder um dos braços, pode regenerar os restantes, formando-se uma nova estrela-do-mar do braço seleccionado.

A Reprodução Assexuada nas Plantas
Nas plantas a reprodução assexuada é também frequente, utilizando-se esta capacidade reprodutiva na agricultura. Por exemplo, as laranjas da Bahia (sem sementes) provêm todas do mesmo clone (considerando clone o conjunto de todos os seres geneticamente idênticos, provenientes de um mesmo ser vivo), a partir de uma laranjeira mutante aparecida na região da Bahia no Brasil. Efectivamente, esta árvore, ao não produzir sementes só se pode reproduzir por enxerto ou estaca.


Estacaria
A estaquia, é um método de reprodução assexuada de plantas, que consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, se desenvolvem em novas plantas.

Utilizam-se, por exemplo, estacas de caule de roseiras, cana-de-açúcar e mandioca; estacas de raízes de batata-doce e estacas de folhas de violeta africana. Para que o novo vegetal se desenvolva, é necessário que se formem raízes nessas estacas. Para melhores resultados, podem-se utilizar hormônios vegetais, como o ácido indolacético e o ácido naftaleno-acético.

A estacaria pode ser realizada sobre caules, folhas e raízes. Em qualquer dos processos a técnica requer a utilização de partes dos órgãos que apresentem feixes condutores abertos (com câmbio). No caso da estacaria cauliar e radicular a técnica é facilitada pela utilização de partes que contenham gomos.

Estacaria caulinar


Estacaria foliar - As folhas da planta original se desenvolvem criando raizes.


Estacaria radicular - É utilizada parte da raiz da planta para produzir uma nova.

Aulas de Moz


Bibliografia
  • Ficha informativa - Tema: Reprodução nos seres vivos, da Escola Secundária de Odivelas, Portugal acessado a 1 de junho de 2009
  • KERBAUY, G. B. Fisiologia Vegetal. RIO DE JANEIRO: GUANABARA KOOGAN, 2ª Ed., 2008

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades