Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Sistema Cardiovascular: conceito e suas funções

1. Sistema cardiovascular
O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.

O sistema cardiovascular humano é formado pelos vasos sanguíneos, uma rede de tubos que transporta sangue, e pelo coração, uma bomba muscular responsável por impulsionar o sangue para o corpo. Esses órgãos trabalham juntos para garantir que todas as células do corpo recebam nutrientes e oxigênio.

Os vasos sanguíneos são divididos em artérias, veias e capilares. De uma maneira geral, podemos dizer que veias são vasos responsáveis por levar o sangue do corpo para o coração, enquanto as artérias são responsáveis por transportar o sangue do coração para o corpo. Já os capilares são vasos de pequeno calibre que apresentam parede formada por uma única camada de célula, o que permite a troca de substância entre a corrente sanguínea e o líquido intersticial.

As artérias apresentam paredes grossas formadas por três camadas de tecidos (túnicas). Paredes elásticas e fortes são essenciais para assegurar o transporte do sangue, que está sendo levado sob alta pressão. A medida que se afastam do coração, as artérias diminuem seu calibre, formando ramos mais finos que recebem o nome de arteríolas, que, por sua vez, ramificam-se em capilares. Esses últimos unem-se em vênulas, que se reúnem em vasos mais calibrosos chamados de veias.

As veias também possuem três túnicas, porém são menos espessas que as artérias. Esses vasos apresentam valvas que se abrem no sentido do coração, impedindo, assim, que ocorra um refluxo. A pressão sanguínea nas veias é relativamente baixa.

2. Funções do sistema cardiovascular
Transporte de gases: os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
Transporte de nutrientes: no tubo digestório, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.

Transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção é feito pelo sangue.

Transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.

Intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.

Transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.

Distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infeciosos.

Coagulação sanguínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sanguínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sanguíneo.

1.      Bibliografia

  • BARRETT, K.E.; BARMAN, S.M.; BOITANO, S.; BROOKS, H.L. Fisiologia Médica de Ganong, 24ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
  • BORON, W.F.; BOULPAEP, E.L. Fisiologia Médica, 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
  • COSTANZO, L.S. Fisiologia, 6ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2018.
  • CURI, R.; PROCOPIO, J. Fisiologia básica, 2ª Ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017.
  • DANGELO, J.G.; FATTINI, C.A. Anatomia humana sistêmica e segmentar, 3ª ed. São Paulo, Atheneu, 2007.
  • GARTNER, L.P.; HIATT, J.L. Tratado de histologia em cores, Rio de Janeiro, Elsevier, 2018.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades