Os solos, juntamente com a água são um dos recursos naturais mais importante existente no nosso planeta. Muitas actividades humana, como a agricultura e a pecuária, depende deste recurso.
A pedageografia ou geografia dos solos é a ciência responsável pelo estudo da distribuição dos solos e das associações características entre os solos e a vegetação, a drenagem, o relevo, asa rochas e o clima. Estuda ainda o significado dos solos na economia na cultura de uma região.
Foi o geólogo russo dokuchaev, no século xix, quem descobriu-a real natureza do solo enquanto entidade isolada, separada do material rochoso subjacente, do qual é originário. Considerado o pai da pedageografia, dokuchaev enunciou os factores, cuja interacção complexa resultava na formação do solo: a rocha mãe, o clima, os seres vivos (animais e plantas), o relevo e o tempo.
Conceito do solo
O solo é a cobertura exterior da maior parte da superfície continental da terra. Trata se de um agregado de minerais não consolidados e de partículas orgânicas, produzido pelo metalização desencadeada pelos agentes erosivos. De um ponto vista mais amplo, o solo compreende todo o material solto, móvel, que se situa entre a rocha mãe e a atmosfera. Podendo apresentar uma espessura deste escassos centímetros ate vários metros.
Na verdade, o solo não passa de uma película muita fina da superfície terrestre, onde a hidrosfera, a biosfera, a litosfera e a atmosfera se sobrepõem e interactuam.
Enviar um comentário
Enviar um comentário