Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Importância dos solos

Uma vez que os solos são o produto de desgaste de matérias rochosos, ocasionando pela acção dos agentes atmosféricos, as condições climáticas desempenham um papel fundamental na sua formação e nas suas características.
Nas regiões mais frias do planeta, elevadas latitudes, predominam os solos gelados e os solos de tundra. Em contrapartida, nas regiões mas quente e secas, comummente designados desertos, encontram-se solos desérticos halomórficos.
Nas regiões equatoriais, onde a humidade e a temperatura apresentam valores elevados todos anos, desenvolve-se solos hidromorficos e latossolos.
Importância dos solos
Os solos desempenham uma grande variedade de funções vitais, de carácter ambiental, ecológico, social e económico, constituindo um importante elemento paisagístico, patrimonial e físico para o desenvolvimento de infra-estruturas e actividades humanas.
O solo é um substrato físico para o sistema radicular das plantas e, simultaneamente, é um substrato nutritivo que assegura a utilização de água e outros substanciais necessários ao crescimento vegetal.
O solo é também um regulador ambiental. Funciona como filtro, acumulador, amortecedor e transformador e diversos compostos que circulam entre a atmosfera, a hidrosfera e os organismos vivos, fazem parte integrante do ciclo hidrologicos e outros ciclos biogeoquimicos. Alem disso, o solo armazena e transforma parcialmente minerais, agua, matéria orgânica e diversas substâncias químicas, possuindo uma capacidade elevada de filtragem e efeito tampão, intimamente relacionado com a sua carga de matéria orgânica, limitando a erosão e difusão da poluição do solo para a agua.
Ao mesmo tempo, solo é um meio vivo e dinâmico, constituído o habitat de biodiversidade abundante, compafroes genéticos únicos, onde se encontra a maior quantidade e variedade de organismos vivos, que servem de servidores de nutrientes.
Para além disso, o solo desempenham importantes funções de natureza socioeconómica. A agricultura e a silvicultura dependem do solo para a fixação de raízes, fornecimento de água e nutrientes, sendo esta também fonte de outras matérias-primas como a argila, areias, minerais e turfa.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades