Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Diagnóstico Diferencial – Transtorno De Personalidade Obsessivo-Compulsiva

Definição
Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é um uma condição de saúde mental em que a pessoa é extremamente perfeccionista, tem necessidade de ordem e de controle sobre as pessoas ao seu redor.
É diferente do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Enquanto no TOC a pessoa tem pensamentos fora de seu controle, mas que ela gostaria de evitar, quem tem transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva não percebe que seu padrão de pensamento é problemático. A pessoa acredita que seu perfeccionismo e necessidade de controle são pensamentos certos, e que todas as pessoas estão agindo de forma errada.

Causas
Não se sabe ao certo quais são as causas do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva. É muito provável que o fator genético esteja envolvido, mas há fortes indícios do fator ambiental no aparecimento desse transtorno.
É muito provável, por exemplo, que pessoas com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva tenham tido pais controladores ou distantes, o que fez com que na infância, ela se sentisse no dever de ser uma criança perfeita ou perfeitamente obediente. Outro fator ambiental que parece influenciar no transtorno é crescer em uma sociedade ou religião autoritárias.

Fatores de risco
Nos Estados Unidos, o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva ocorre duas vezes mais em pessoas do sexo masculino do que em pessoas do sexo feminino.

Sintomas
A pessoa com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva em geral apresenta:
Perfeccionismo exacerbado, que pode impedila de finalizar tarefas;
Frugalidade extrema com o dinheiro;
Necessidade de ser extremamente pontual;
Foco acima da média no trabalho, acima da família e amigos;
Falta de capacidade de compartilhar ou delegar trabalho às pessoas;
Dificuldade em deixar objetos de valor sentimental;
Preocupação com planejamento, regras, listas e organização;
Cumprimento rígido a códigos morais e éticos;
Pessoas com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva tem dificuldade em expressar seus sentimos e em ter ou manter relacionamentos próximos. Por terem obsessão por perfeccionismo, podem ser ineficientes no trabalho, apesar de serem muito trabalhadores.

Diagnóstico e Exames
Em geral, a pessoa que tem transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva não percebe que tem um problema, e procura ajuda médica quando seus traços de personalidade começam a lhe causar dificuldades no dia-a-dia. Em geral, tem queixas como ansiedade, depressão, dependência química ou outras questões menos ligadas à personalidade em si.
Mas caso você desconfie que tem algum transtorno de personalidade, como o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, o ideal é buscar pela ajuda de um psiquiatra, o melhor especialista para diagnosticar o problema.

Na consulta médica
O especialista que pode diagnosticar um transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é:

Psiquiatra
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram;
Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade.

Bibliografia
1. Médicos de Portugal. «Diagnóstico Diferencial». Consultado em 23 de agosto de 2009
2. Dr. Ricardo Massucatto. «Diagnóstico Diferencial para Médicos». Consultado em 21 de agosto de 2009
3. BECK, E. R. et al. Diagnóstico diferencial. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1981, cap.29, p. 275-287
4. DAITZ, B. et al. Leg pain. In: DAITZ, B. et al. Medicine: a primary care approach. 2ª ed. Philadelphia: W.B. Saunders, 1996. cap. 93, p.353-356.
5. 35. Negro Jr PJ. A natureza da dissociação: um estudo sobre experiências dissociativas associadas a práticas religiosas [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 1999.
6. Kaplan HI, Sadock B. Compêndio de psiquiatria. 9ª.ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2007.
7. Lipsitt DR. Factitious disorder and Munchausen syndrome. In www.uptodate.com. Online 20.8; 2012 mar [updated 2012 ago 15].[11 p.][acesso 2012 maio 02].


Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades