Jornal
É um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas.
É um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas.
Origem do jornal.
A origem exata é desconhecida, porém, a invenção do 1º jornal é atribuído ao Imperador Romano Júlio César, cerca de 59 anos A.C, chamado de Acta Diurna, onde usava o jornal parainformar o povo das conquistas militares, ciências e política.
Como na época não existia tecnologia, o Império Romano, usava placas brancas de papel e madeira e estas eram expostas nas principais praçasdas grandes cidades, tudo gratuitamente.
As noticias também eram atrasadas, de dias ou até semanas atrás, pois os textos eram transportados a pé ou a cavalo.
Não eram noticiadas as derrotas e nem osescândalos de aliados do Imperador.
Evolução do jornal.
Foi durante a idade média que o jornalismo teve seu salto tecnológico: A prensa de papel criada por Johannes Gutenberg, o alemão trocou o que era feito manualmente por máquinas, tornando a publicação de jornais mais rápida, ampla e barata.
A Igreja Católica se preocupava tanto com o conteúdo dos impressos que decretou que eles tinham que ser levados a autoridade da igreja antes de sua publicação, o não cumprimento levaria a multas ou ate mesmo a excomunhão.
Outro grande salto tecnológico foi em 1844, com a invenção do telégrafo, que proporcionava aos profissionais do jornalismo rapidez e agilidade.
Porém nada ainda comparado ao século XX, auge do jornal. Entre 1890 e 1920 foi conhecido como Era de Ouro dos Jornais.
Porém devido à invenção do Rádio, em torno, de 1920 uma grande concorrência se estabelece, obrigando o jornal a se reestruturar com impressões em colorido, linguagem mais clara e maior espaço para colunas de esportes e humor.
Em seguida houve o surgimento da televisão, as vendas de jornais caíram, pois a televisão se tornou o maior meio de comunicação.
O jornal foi se adequando as situações e invenções, até que a partir de 1980, o jornal é obrigado a mais uma adaptação, devido às mudanças contemporâneas, surge à popularização dos computadores e da Internet.
Mesmo com essa popularidade e grande tecnologia, onde temos a informação na hora exacta e em um clique, o jornal continua sendo a segunda principal mídia, atrás apenas da televisão.
Vantagens e Desvantagens do Jornal
Vantagens
• Alcança qualquer tipo de público.
• O anúncio pode ser inserido, modificado, trocado ou cancelado com rapidez.
• O jornal estimula o consumidor e provoca uma reação quase imediata quanto a decisão de compra
• Possui variedade de matérias, incluindo cadernos específicos para públicos específicos
• Conceitua e transmite credibilidade em suas mensagens publicitárias
• Transfere atualidades e permite anúncios de oportunidade
• Permite a inclusão de encartes locais ou regionais
• Possibilita maior volume de informações sobre os produtos ou serviços anunciados
Desvantagens
• É lido as pressas
• Índice baixo de leitura regular
• Por ter vida curta, exige frequência de inserções
• Qualidade de impressão questionável para determinados produtos
• Circulação restrita geograficamente
Conclusão
Chegado ao fim do trabalho, concluiu-se que os meios de comunicação social são de suma importância no mundo moderno e contemporâneo, sobretudo no que diz respeito à manutenção das mínimas condições de leitura da realidade em que vivemos. Ao ouvir uma emissora de rádio que escuta a população, esta mesma população que interage com estes veículos vai formando opinião e melhor compreendendo a vida.
Constatou-se também que a comunicação social representa um elo de prosperidade linguística e através da leitura poderemos enriquecer os vocábulos e ter uma visão critica no Mundo Globalizado, que a todo dia vem sendo actualizado através da tecnologia. Os avanços tecnológicos fazem com que as informações cheguem mais rápidas.
É graças ao avanço da tecnologia que cada vez mais os meios de comunicação permitem que nos comuniquemos com pessoas em maiores distâncias no menor espaço de tempo.
Bibliografia
• BOUGNOUX, Daniel. Introdução às Ciências da Comunicação. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.
• CÁDIMA, Francisco Rui: Salazar, Caetano e a televisão portuguesa, Presença, Lisboa, 1996.
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