Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Meios de Comunicação Social - JORNAL: conceito, origem, funcionamento, evolução, vantagens e desvantagens

Jornal
É um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas.

Origem do jornal.
A origem exata é desconhecida, porém, a invenção do 1º jornal é atribuído ao Imperador Romano Júlio César, cerca de 59 anos A.C, chamado de Acta Diurna, onde usava o jornal parainformar o povo das conquistas militares, ciências e política.
Como na época não existia tecnologia, o Império Romano, usava placas brancas de papel e madeira e estas eram expostas nas principais praçasdas grandes cidades, tudo gratuitamente.
As noticias também eram atrasadas, de dias ou até semanas atrás, pois os textos eram transportados a pé ou a cavalo.
Não eram noticiadas as derrotas e nem osescândalos de aliados do Imperador.

Evolução do jornal.
Foi durante a idade média que o jornalismo teve seu salto tecnológico: A prensa de papel criada por Johannes Gutenberg, o alemão trocou o que era feito manualmente por máquinas, tornando a publicação de jornais mais rápida, ampla e barata.
A Igreja Católica se preocupava tanto com o conteúdo dos impressos que decretou que eles tinham que ser levados a autoridade da igreja antes de sua publicação, o não cumprimento levaria a multas ou ate mesmo a excomunhão.
Outro grande salto tecnológico foi em 1844, com a invenção do telégrafo, que proporcionava aos profissionais do jornalismo rapidez e agilidade.
Porém nada ainda comparado ao século XX, auge do jornal. Entre 1890 e 1920 foi conhecido como Era de Ouro dos Jornais.
Porém devido à invenção do Rádio, em torno, de 1920 uma grande concorrência se estabelece, obrigando o jornal a se reestruturar com impressões em colorido, linguagem mais clara e maior espaço para colunas de esportes e humor.
Em seguida houve o surgimento da televisão, as vendas de jornais caíram, pois a televisão se tornou o maior meio de comunicação.
O jornal foi se adequando as situações e invenções, até que a partir de 1980, o jornal é obrigado a mais uma adaptação, devido às mudanças contemporâneas, surge à popularização dos computadores e da Internet.
Mesmo com essa popularidade e grande tecnologia, onde temos a informação na hora exacta e em um clique, o jornal continua sendo a segunda principal mídia, atrás apenas da televisão.

Vantagens e Desvantagens do Jornal
Vantagens 
Alcança qualquer tipo de público.
O anúncio pode ser inserido, modificado, trocado ou cancelado  com rapidez.
O jornal estimula o consumidor e provoca uma reação quase imediata quanto a decisão de compra
Possui variedade de matérias, incluindo cadernos específicos para públicos específicos
Conceitua e transmite credibilidade em suas mensagens publicitárias
Transfere atualidades e permite anúncios de oportunidade
Permite a inclusão de encartes locais ou regionais
Possibilita maior volume de informações sobre os produtos ou serviços anunciados
Desvantagens 
É lido as pressas
Índice baixo de leitura regular
Por ter vida curta, exige frequência de inserções
Qualidade de impressão questionável para determinados produtos
Circulação restrita geograficamente

Conclusão
Chegado ao fim do trabalho, concluiu-se que os meios de comunicação social são de suma importância no mundo moderno e contemporâneo, sobretudo no que diz respeito à manutenção das mínimas condições de leitura da realidade em que vivemos. Ao ouvir uma emissora de rádio que escuta a população, esta mesma população que interage com estes veículos vai formando opinião e melhor compreendendo a vida.
Constatou-se também que a comunicação social representa um elo de prosperidade linguística e através da leitura poderemos enriquecer os vocábulos e ter uma visão critica no Mundo Globalizado, que a todo dia vem sendo actualizado através da tecnologia. Os avanços tecnológicos fazem com que as informações cheguem mais rápidas.
É graças ao avanço da tecnologia que cada vez mais os meios de comunicação permitem que nos comuniquemos com pessoas em maiores distâncias no menor espaço de tempo.


Bibliografia
BOUGNOUX, Daniel. Introdução às Ciências da Comunicação. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.
CÁDIMA, Francisco Rui: Salazar, Caetano e a televisão portuguesa, Presença, Lisboa, 1996.


Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades