Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Meios de Comunicação Social - TELEVISÃO: conceito, origem, funcionamento, evolução, vantagens e desvantagens

Televisão
É um sistema electrónico de reprodução de imagens e som de forma instantânea
Origem e evolução da televisão
O aparecimento da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exactas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância e foi com invento de Alexandre Bain, em 1842, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax. 

Evolução 
Em 1817, o químico sueco Jons Jacob Berzelius descobriu o selênio, mas só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o selênio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia elétrica. Através desta descoberta pode-se formular a transmissão de imagens por meio da corrente elétrica. 
Em 1884, o jovem alemão Paul Nipkow inventou um disco com orifícios em espiral com a mesma distância entre si que fazia com que o objeto se subdividisse em pequenos elementos que juntos formam uma imagem. 
Em 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica sinal elétrico. Em que transformou cada subdivisão em 1906, Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing. O sistema empregava a exploração mecânica de espelho somada ao tubo de raios catódicos. Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no invento de Nipkow. Quatro anos depois, em 1924, Baird transmitiu contornos de objetos à distância e no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já em 1926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution em Londres para a comunidade científica e logo após assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais. O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico. 
Nesse período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin descobriu o iconoscópio, invento que utilizava tubos de raios catódicos. Em 1927, também Philo Farnsworth descobriu um sistema dissecador de imagens por raios catódicos, mas com nível de resolução não satisfatório. Zworykin foi convidado pela RCA a encabeçar a equipe que produziria o primeiro tubo de televisão, chamado orticon, que passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945.
 Em Março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em Novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor.  
Em 1936, Londres utiliza imagens com definição de 405 linhas e inaugura-se a estação regular da BBC. No ano seguinte, três câmaras eletrônicas transmitem a cerimônia da Coroação de Jorge VI, com cerca de cinquenta mil telespectadores. 
Na Rússia, a televisão começa a funcionar em 1938 e nos Estudos Unidos, em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi o único país europeu que a manter a televisão no ar. 
Paris voltou com as transmissões em Outubro de 1944, Moscou em Dezembro de 1945 e a BBC em Junho de 1946, com a transmissão do desfile da vitória. Em 1950, a França possuía uma emissora com definição de 819 linhas, a Inglaterra com 405 linhas, os russos com 625 linhas e Estados Unidos e Japão com 525 linhas. Em Setembro desse mesmo ano, inaugura-se a TV Tupi de São Paulo, pertencente ao jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, com sistema baseado no americano.
 Em resumo pode-se dizer que a câmara de TV capta as imagens, decompondo-as em sinais elétricos que são mandados para um centro eletrônico, o modelador (aparelho que modula as ondas em um oscilador). Os sinais são enviados em forma de ondas por uma grande antena transmissora que é encaminhada ao aparelho receptor que desfaz os sinais, recompondo-os na sua posição original, reproduzindo na tela a imagem transmitida. 
A formação da imagem é instantânea. O dispositivo eletrônico utiliza-se de pontinhos, ao invés de linhas, conseguindo desenhar o frame (imagem) inteiro a cada 1/25 de segundo. Para transmitir a imagem de um lugar para o outro utilizou-se antenas, mas como mas como as ondas são em linha reta ficou difícil transmitir para o outro lado do globo terrestre, devido à curvatura, procurando deste modo uma solução espacial. Em 23 de Julho de 1962, a primeira transmissão via satélite, o satélite artificial Telstar, lançado pela NASA dos E.U.A. 
O progresso da engenharia espacial e das telecomunicações permitiu lançar satélites em órbita à volta da Terra. São eles que garantem as transmissões televisivas e as comunicações telefónicas intercontinentais que permitem comunicar um mesmo sinal em todo o mundo ao mesmo tempo. 

Funcionamento da Televisão  
Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas electromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho que às vezes recebe erroneamente também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão. As câmeras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio electromagnético ou elétrico, via cabos; o televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

Vantagens e Desvantagens da Televisão
Desvantagens da televisão
A falta de exercício físico e a passividade levam a um excesso de peso obesidade
A concentração na televisão durante muito tempo causa problemas de visão;
Falta de interesse por outras actividades;
Falta de tempo para estudar
Ao ver programas violentos e irreais, os jovens podem querer imitar esses comportamentos que vêem na televisão, pois pensam que a vida real é assim;
Os jovens tornam-se insensíveis a situações de violência na vida real, porque habituaram-se a ver muita violência nos filmes ou até diariamente no telejornal

Vantagens de ver televisão
Por vezes, também existem programas de televisão que podem ensinar muitas coisas aos adolescentes, como por exemplo: documentários sobre animais, programas culturais, entre outros, embora a maior parte dos adolescentes ache desinteressante.
Com estes programas televisivos os adolescentes podem adquirir mais conhecimentos, como por exemplo: aprender outras línguas, conhecer mais coisas sobre o Mundo e a nossa cultura.

Conclusão
Chegado ao fim do trabalho, concluiu-se que os meios de comunicação social são de suma importância no mundo moderno e contemporâneo, sobretudo no que diz respeito à manutenção das mínimas condições de leitura da realidade em que vivemos. Ao ouvir uma emissora de rádio que escuta a população, esta mesma população que interage com estes veículos vai formando opinião e melhor compreendendo a vida.
Constatou-se também que a comunicação social representa um elo de prosperidade linguística e através da leitura poderemos enriquecer os vocábulos e ter uma visão critica no Mundo Globalizado, que a todo dia vem sendo actualizado através da tecnologia. Os avanços tecnológicos fazem com que as informações cheguem mais rápidas.
É graças ao avanço da tecnologia que cada vez mais os meios de comunicação permitem que nos comuniquemos com pessoas em maiores distâncias no menor espaço de tempo.

Bibliografia
BOUGNOUX, Daniel. Introdução às Ciências da Comunicação. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.
CÁDIMA, Francisco Rui: Salazar, Caetano e a televisão portuguesa, Presença, Lisboa, 1996.


Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades