Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Segurança de Computadores

Introdução
Neste presente trabalho visa-se abordar sobre a segurança de computadores. Importa referir que qualquer factor que possa causar danos ao computador ou dados nele contidos é designado ameaça informática. Pode-se ainda adiantar que existem três categorias de ameaças: ambientais ou naturais, humanas maliciosas e humanas não-maliciosas.

Segurança de Computadores
Segurança de computadores ou cibersegurança é a protecção de sistemas de computador contra roubo ou danos ao hardware, software ou dados electrónicos, bem como a interrupção ou desorientação dos serviços que fornecem. O campo está crescendo em importância devido à crescente dependência de sistemas de computadores, internet e redes sem fio, como Bluetooth e Wi-Fi, e devido ao crescimento de dispositivos "inteligentes", incluindo smartphones, televisores e vários dispositivos pequenos que constituem a internet das coisas. Devido à sua complexidade, tanto em termos de política quanto de tecnologia, é também um dos maiores desafios do mundo contemporâneo.

Segurança
A segurança do computador envolve medidas que podem ser adoptadas para evitar danos para o computador e para os dados, que são causados por descuido humano ou por causas naturais, tais como tremores de terra, inundações e furacões.
Se o computador estiver ligado a uma rede, torna-se ainda mais vulnerável a ameaças informáticas. Por exemplo, outro utilizador pode utilizar a rede para obter acesso não autorizado ao seu computador.

Privacidade do computador
A privacidade do computador envolve as medidas que podem ser adoptadas para restringir o acesso por terceiros a certos dados tais como ficheiros e mensagens de correio electrónico pessoais, sem a sua permissão.
Inclui também o cuidado a ter ao fornecer informações pessoais através da internet, que podem ser utilizadas abusivamente para obter acesso a contas pessoais como contas de correio electrónico e contas bancárias.

Vírus de computador
Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática.
A maioria das contaminações ocorre por ação do usuário. Um exemplo muito comum se dá por meio do download de arquivos infectados que são recebidos em anexos de e-mails. A contaminação também pode ocorrer de outras formas: acessando sites de procedência duvidosa ou ainda por meio de arquivos infectados em pendrives, CDs, DVDs ou qualquer outro tipo dispositivo de armazenamento de dados. Uma outra maneira de ter um dispositivo contaminado, seria por meio de um Sistema Operacional desatualizado, sem as devidas correções de segurança que visam barrar o acesso indevido destes softwares maliciosos que tentam entrar nas máquinas via Internet.
Existem vários tipos de vírus, alguns assim que alojados na máquina, agem instantaneamente. Outros procuram por informações específicas e ainda há outros que permanecem ocultos em determinadas horas ou até mesmo por dias. Estes, geralmente, entram em execução em horas ou datas específicas.
Existem várias medidas que podem reduzir estas ameaças, tais como a restrição do acesso ao computador e a criação de cópias de segurança dos dados importantes. Desta forma, minimizará os riscos de danos, e assegurará a segurança e privacidade do computador.

Crackers e hackers
Nos anos 90 eram aficionados em informática, conheciam muitas linguagens de programação e quase sempre jovens, que criavam seus vírus, para muitas vezes, saber o quanto eles poderiam se propagar. Atualmente é completamente diferente; são pessoas que atacam outras máquinas com fins criminosos com um objetivo traçado: capturar senhas bancárias, números de conta e informações privilegiadas que lhes despertem a atenção.
Há quem diga que cracker e hacker são a mesma coisa, mas tecnicamente há diferenças:

Hacker
São os que quebram senhas, códigos e sistemas de segurança por puro prazer em achar tais falhas. Preocupam-se em conhecer o funcionamento mais íntimo de um sistema computacional, ou seja, sem intenção de prejudicar ou invadir sistemas operacionais ou banco de dados.
Em geral um hacker não gosta de ser confundido com um cracker. Nesta polémica, o termo hacker é recuperado por programadores de computador que argumentam que alguém que invade computadores é chamado de cracker.

Cracker
É o criminoso virtual que extorque pessoas usando seus conhecimentos, usando as mais variadas estratégias. Seu interesse é basicamente o vandalismo.
Porém, já se criou um verdadeiro mercado negro de vírus de computador, onde certos sites, principalmente russos, disponibilizam downloads de vírus e kits para qualquer um que puder pagar, virar um Cracker, o que é chamado de terceirização da "actividade".

Gestão e Segurança de Computadores
A gestão de segurança de redes é um processo complexo que requer análise contínua de eventos, correcção de configurações e treinamento de administradores. Ela está associada a muitos elementos, intimamente relacionados entre si, portanto, a criação de uma rede segura para organizações é um grande desafio, sujeito a constantes mudanças.

Antivírus
Os antivírus ou antimalwares são programas desenvolvidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador e outros tipos de softwares nocivos ao sistema operacional.
Para escolher o antivírus ideal para proteger o seu equipamento você pode acompanhar estudos de instituições internacionais independentes como AV-Test ou AV-Comparatives, que utilizam milhares de amostras diferentes e malwares e atestam a eficiência dos mais diversos antivírus na protecção do sistema e na limpeza de um sistema já infectado, além disso outras características como facilidade de uso para o usuário e impacto do antivírus na velocidade do equipamento.
A Segurança da informação/dados é vital para um bom funcionamento das organizações, devendo ser tratada como um assunto de extrema importância, e que pode influenciar o desempenho e futuro das mesmas.
É usual ignorar-se a forma como são tratados e mantidos os dados (muitas vezes confidenciais), levando por vezes à perda irremediável de informação vital para o dia-a-dia da empresa. A perca de dados pode implicar sérias repercussões nas organizações
Por outro lado a necessidade da gerir o acesso aos dados, a fuga de informação, o roubo e/ou perda de dados e infecção de sistemas, tem crescido exponencialmente em linha com o crescimento e dependência das organizações das tecnologias de informação, tornando-se assim essencial tomar medidas adequadas de protecção e segurança. Hoje todas as organizações têm necessidade de filtrar o acesso a informação dentro da empresa, bem como a sites e programas que podem estar dentro ou fora da empresa, no sentido de aumentar a produtividade e focus dos colaboradores

Conclusão
Terminado trabalho, pude concluir que a Segurança da informação/dados é vital para um bom funcionamento das organizações e em computadores pessoais, devendo ser tratada como um assunto de extrema importância, e que pode influenciar o desempenho e futuro das mesmas. Apesar disso, temos assistido muitos casos em que essa segurança é negligenciada, por isso a propagação de vírus e malwares constantes.

Bibliografia
TATE, Nick (2013). «Reliance spells end of road for ICT amateurs». The Australian
STEVENS, Tim (2018). «Global Cybersecurity: New Directions in Theory and Methods». Politics and Governance. 6 (2). 
www.escolademoz.com
www.aulasdemoz.com
aulas de moz
aulasdemoz


Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades