Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


O Mapa Cor-de-Rosa

O Mapa Cor-de-Rosa 
O inicio das expedições de exploração do interior do continente africano fez surgir conflitos entre os países que realizavam essas expedições e os países já com presença em África. Quem explorava novos territórios reclamava-os para si e, por vezes, os mesmos territórios eram reclamados por mais de uma nação. 
As tensões entre as nações europeias aumentavam, chegando mesmo a haver ameaças mútuas. A Conferência de Berlim veio então obrigar as nações europeias (como Portugal, presente em África desde o século XV), a ocuparem de forma efectiva os territórios que reclamavam, para desse modo legitimarem a sua posse. 
Surgiu, assim, em 1886, anexo ao Tratado entre Portugal e a Franca, o projecto do chamado «Mapa Cor-de-Rosa». Criado pela Sociedade de Geografia de Lisboa, este projecto tinha como objectivo ligar Angola a Moçambique por terra, criando uma única grande colónia (marcada no mapa a cor-de-rosa, dai o nome). 
Na nova colónia seriam estabelecidos pontos de colonização, não só para afirmar a presença portuguesa, mas também para travar as intenções da Inglaterra de pôr em prática o plano de Cecil Rhodes: ligar o Cairo ä Cidade do Cabo, num único grande império. A Inglaterra não gostou desta ideia e em 1890 apresentou um ultimato a Portugal: ou este retirava rapidamente da área entre Angola e Moçambique ou a Inglaterra declarava guerra a Portugal. Sem condições para lutar contra os Ingleses, Portugal desistiu do projecto.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades