Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Impacto do Turismo

Quando o turista viaja, geralmente, não trabalha, o que em certa medida afecta directamente a oferta de mão-de-obra, pois possibilita a abertura de novas vagas no mercado.

Por outro lado, para viajar, o turista tem de trabalhar e poupar. Ora, isso significa que, tratando-se de uma sociedade onde existe uma cultura de turismo, existe em permanência uma oferta de recurso originados pela poupança dos potenciais turista, e uma intensa movimentação de actividade produtivas originadas pelo turismo.

Além do mais, quando o turista viaja para o exterior, passa a participar no movimento internacional de capital, provocando uma procura adicional e transferindo divisas para o pais escolhido.

O adequado tratamento económico do turismo exige que se conheça com detalhe os impactos económicos derivados desta actividade, uma vez que os turistas gostam o seu dinheiro numa ampla variedade de mercadorias e serviços: transportes, alojamento, alimentos, bebidas, comunicações, entretenimento, artigo em geral. Este dinheiro é visto como uma injecção de recursos, que não existiria sem esta actividade. Para uma analise completa, outros aspectos devem ser levados em conta, entre os quais:

  • Efeitos indirectos e induzidos, como a compra de fornecedores e novos negócios abertos em função da renda do turismo;
  • Gasto locais na importação de produtos para suprir as necessidades turistas;
  • Movimentação de mão-de-obra e custos de oportunidade, como a atracção de empregados de outros sectores para trabalhar no turismo;
  • Efeito multiplicador-apontado frequentemente como forma de captar ganhos secundários do gato turístico e prova de grande alcance dos seus benefícios em diferentes sectores da economia.

No entanto, existem igualmente diversos impactos económicos negativos como: sazonalidade, trabalhos temporários, inflação, importações.

Os estudos de impactos ambientais, sociais e culturais tendem a destacar outros custos inerentes aos desenvolvimentos de turismo, mesmo sabendo que existe impacto positivo como por exemplo a protecção de sítios naturais e recursos naturais, e a educação ambiental é elevação de auto-estima local, etc.

Os gastos turísticos têm um efeito cascatas sobre economia. Esta ameaça com os turistas a gastarem nos serviços denominadas “linha de frente”, como transportes hotéis e restaurantes, que são drenados para o resto da economia.

Os efeitos directos da actividade turística são os gastos feitos pelos turistas nos estabelecimentos que fornecem os bens e serviços turísticos. Parte deste valor sairá imediatamente da economia para cobrir os gastos com as importações necessárias para cobrir as despesas desses produtos e serviços da “linha de frente”. Desta forma, os impactos dos directos tendem a ser menor que o próprio gasto, salvo raras situações em que a economia local consegue produzir satisfazer todas as necessidades dos turistas.

O efeito induzido é gerado através dos salários, vendas e juros recebidos da actividade turístico que resultam em outras actividades económicas. Por exemplo os juros pagos aos bancos por um empréstimo geraram mais recursos para os futuros emprestam é, conseguintemente ocorrera um aumento de actividade económica.

A relação entre o turismo e o meio ambiente é indiscutível, pois este ultimo constitui a matéria-prima do primeiro. Assim, o ambiente constitui um elemento fundamental produto turístico.


Os impactos estão associados tanto à construção de infra-estrutura nos lugares turístico como a circulação de pessoas que pratica turística promove nestes lugares.

Os principais impactos negativos desta actividade são:
  • Aumento da geração de resíduos sólidos;
  • Aumento de consumo de energia eléctrica;
  • Aumento de tráfico de viatura, com consequência na qualidade do ar;
  • Assoreamento da costa, devido as acções humanas, com construção de corais;
  • Maior necessidade de abastecimento de água potável;
  • Alteração de estilo de vida das populações nativas;
  • Aumento sazonal da população com diversas implicações sobre a área afectada, suas infra-estruturas e população nativa;
  • Contaminação da água dos rios e mares, devido aumento de esgotos não tratados;
  • Degradação de flora e fauna local devido desflorestamento, caça e pesca ilegais;
  • Deslocamento e marginalização das populações locais;
  • Degradação da paisagem, devido à construção inadequada de edifícios.
Entretanto pode dizer-se igualmente tem sobre o ambiente impacto positivo decorrente de planos e programas de conservação e preservação de áreas naturais, sítios arqueológico ou monumentos arquitectónicos.

O turismo promove alguns investimentos em medidas de preservação, a fim de manter a qualidade e atractividade dos recursos naturais e socioculturais.


Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades