Implementação estratégica abrangem uma série de actividades que são essencialmente de gestão (Andrews et al, 1969). Tais actividades de gestão incluem tais actividades de gestão que incluem a distribuição de recursos pelos departamentos da empresa-desde recursos financeiros, instalações e equipamentos, até aos recursos humanos-e incluem ainda um adequando ajustamento da estrutura organizacional, representável sob forma de um organograma (Chandler, 1962).
Segundo Scholes (1999) implementação estratégica é a tradução da estratégica em acção organizacional, através do desempenho da estruturado planeamento de recursos e da gestão da mudança estratégica.
No nosso entender a implementação estratégica é um processo que tem em vista fazer com que a organização se compete de acordo com os propósitos, linhas de orientação e estratégias aprovadas.
Com o tempo, a implementação da estratégia começou a receber maior atenção, tanto dentro das organizações quanto da comunidade académica. Formulação e implementação têm sido consideradas como processos complementares, e esses dois processos associados ao desempenho das organizações (HREBINIAK, 2005). A implementação da estratégia torna-se 3 fundamental para o processo de gerenciamento estratégico e muitos passam a considerá-la como processo mais complexo que a própria formulação.
Vários autores confirmam a maior atenção inicial dada à formulação da estratégia pela academia, como também a constatação da relevância da implementação. Estudos foram realizados apontando a dificuldade das organizações em entregar os resultados almejados e indicando que o problema pode estar na baixa capacidade de implementação da estratégia. A implementação estratégica é considerado complexo e muito importante para o desempenho das organizações (WERNHAM, 1985). Segundo o autor aponta os principais obstáculos que são:
a) estratégia mal formulada;
b) estratégia desalinhada com a estrutura;
c) falhas na comunicação da estratégia;
d) resistência à mudança;
e) mecanismos de incentivos inadequados;
f) falta de apoio da alta gerência;
g) alocação de recursos inadequada;
h) ausência de envolvimento dos empregados chave na formulação e na implementação da estratégia.
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