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Definição de implementação estratégica

Implementação estratégica abrangem uma série de actividades que são essencialmente de gestão (Andrews et al, 1969). Tais actividades de gestão incluem tais actividades de gestão que incluem a distribuição de recursos pelos departamentos da empresa-desde recursos financeiros, instalações e equipamentos, até aos recursos humanos-e incluem ainda um adequando ajustamento da estrutura organizacional, representável sob forma de um organograma (Chandler, 1962).

Segundo Scholes (1999) implementação estratégica é a tradução da estratégica em acção organizacional, através do desempenho da estruturado planeamento de recursos e da gestão da mudança estratégica.

No nosso entender a implementação estratégica é um processo que tem em vista fazer com que a organização se compete de acordo com os propósitos, linhas de orientação e estratégias aprovadas.

Com o tempo, a implementação da estratégia começou a receber maior atenção, tanto dentro das organizações quanto da comunidade académica. Formulação e implementação têm sido consideradas como processos complementares, e esses dois processos associados ao desempenho das organizações (HREBINIAK, 2005). A implementação da estratégia torna-se 3 fundamental para o processo de gerenciamento estratégico e muitos passam a considerá-la como processo mais complexo que a própria formulação.


Vários autores confirmam a maior atenção inicial dada à formulação da estratégia pela academia, como também a constatação da relevância da implementação. Estudos foram realizados apontando a dificuldade das organizações em entregar os resultados almejados e indicando que o problema pode estar na baixa capacidade de implementação da estratégia. A implementação estratégica é considerado complexo e muito importante para o desempenho das organizações (WERNHAM, 1985). Segundo o autor aponta os principais obstáculos que são:

a) estratégia mal formulada;
b) estratégia desalinhada com a estrutura;
c) falhas na comunicação da estratégia;
d) resistência à mudança;
e) mecanismos de incentivos inadequados;
f) falta de apoio da alta gerência;
g) alocação de recursos inadequada;
h) ausência de envolvimento dos empregados chave na formulação e na implementação da estratégia.

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