Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


DEMOGRAFIA: Conceitos, vocabulário e abreviaturas

Vocabulário/conceitos
Crescimento natural da população
Crescimento natural é o excedente (ou défice) de nascimento em relação aos óbitos numa população considerada num dado período. A taxa de crescimento natural é a taxa segundo a qual a população aumenta ou diminui num ano, como resultado do excedente ou défice de nascimentos relativamente ao óbitos e expressa como percentagem da população. A taxa de crescimento natural não inclui os efectivas da emigração e imigração.

Densidade populacional
Densidade populacional é um índice que exprime a relação entre população e a área na qual ela vive. A forma mais simples de se calcular a densidade populacional é dividir o total da população pela área do território; geralmente expressa-se como o número de habitantes por quilómetro quadrado.

Esperança de vida à nascença
Número de anos que viveria uma criança recém-nascida se os padrões de mortalidade prevalecentes no tempo do seu nascimento se mantivessem os mesmos ao longo da sua vida.


Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Este índice foi criado em 1990 pelo PNUD. O índice integra uma média simples de três indicadores: longevidade, medida pela esperança de vida à nascença; nível educacional, medido por combinação da alfabetização adulta (ponderada em dois-terços) com a taxa de escolaridade conjunta do primário, secundário e superior (ponderação em um-terço); e nível de vida, medido pelo PIB real per capita. O índice é calculado dividindo a soma destes três indicadores por três.

Índice de Masculinidade
Índice de masculinidade é a proporção de pessoas do sexo masculino relativamente à população total.

Morbidade
Morbidade é uma variável característica das comunidades de seres vivos e refere-se ao conjunto de indivíduos, dentro da mesma população, que adquirem doenças (ou uma doença específica) num dado intervalo de tempo. A morbidade serve para mostrar o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

Mortalidade perinatal
A mortalidade perinatal refere-se à morte de um feto ou recém-nascido e é a base de cálculo da taxa de mortalidade perinatal. Existem várias interpretações quanto à definição precisa daquilo que pode ser considerado mortalidade perinatal. A Organização Mundial de Saúde define a mortalidade perinatal como o número de nados mortos e de óbitos de recém-nascidos na primeira semana de vida, em relação a cada mil nados-vivos.

Política de população
Política de população é o conjunto de medidas e acções realizadas pelo governo para influenciar (directa ou indirectamente) as variáveis demográficas, nomeadamente a mortalidade, fecundidade e migração, bem como outros aspectos da dinâmica da população, tais como: crescimento, distribuição, composição, tamanho, e estrutura da população. As políticas de população são geralmente adoptadas e implementadas como parte integrante das estratégias de desenvolvimento estabelecidas pelos governo dos países.

Produto Interno Bruto (PIB)
O total de bens e serviços para consumo final de uma economia, produzido por residentes e nãoresidentes, independentemente da sua afectação a factores produtivos nacionais ou estrangeiros. Não inclui deduções para depreciação do capital físico ou esgotamento e degradação dos recursos naturais.

Taxa bruta de natalidade
Número de nascimentos por mil habitantes.

Taxa de dependência
Razão de dependência de uma população mede a razão entre a população economicamente dependente e a população economicamente ativa.
Razão entre o segmento etário da população definido como economicamente dependente (os menores de 15 anos de idade e os de 60 e mais anos1 de idade) e o segmento etário potencialmente produtivo (entre 15 e 59 anos de idade), na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
- A razão de dependência pode ser calculada, separadamente, para as duas faixas etárias identificadas como população dependente.


Taxa global de fecundidade
Número médio de filhos vivos que teria uma mulher durante a sua vida reprodutiva.

Taxa de mortalidade
A taxa de mortalidade é um índice demográfico obtido pela relação entre o número de mortos de uma população e um determinado espaço de tempo, normalmente um ano. Frequentemente a taxa é representada como o número de óbitos por cada 1000 habitantes.

Taxa de mortalidade infantil
Número anual de óbitos de crianças menores de um ano por cada 1.000 nados-vivos. Ou seja, a probabilidade de morrer entre o nascimento e um ano exacto de idade, vezes 1.000.

Taxa de mortalidade de menores de cinco anos
Número anual de óbitos de crianças menores de cinco anos por 1.000 nados-vivos, calculado como média dos cinco anos anteriores. Ou seja, a probabilidade de morrer entre o nascimento e os cinco anos exactos de idade, vezes 1.000.

Taxa de mortalidade materna
Número anual de óbitos de mulheres por causas relacionadas com a gravidez, por 100.000 nadosvivos.

Tendências demográficas ou populacionais
Refere-se às mudanças ao longo do tempo na fecundidade, mortalidade e migração, bem como no tamanho, composição e distribuição da população.


Abreviaturas

CIPD Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento

DTS Doenças de Transmissão Sexual

EP1 Ensino Primário do 1o Grau

GTP Gabinete Técnico de População

HIV Vírus de Imunodeficiência Humana

IDS97 Inquérito Demográfico e de Saúde

INE Instituo Nacional de Estatística MPF Ministério do Plano e Finanças

PEA População Economicamente Activa

PF Planeamento Familiar


PIB Produto Interno Bruto

PNP Política Nacional de População

PNUD Programa das Nações Unidas para Actividades da População

SIDA Síndroma de Imunodeficiência Adquirida

SMI Sistema Materno Infantil

TGF Taxa Global de Fecundidade

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades