Comunicação visual
Comunicação Visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de elementos visuais, como: signos, fotografias, desenhos, gráficos, vídeos entre outros. Antes de se usar os termos: design visual ou programação visual, adotava-se comunicação visual para a determinação da área de enquadramento do designer visual.
É toda transmissão e recepção de uma mensagem por meio exclusivo da visão. Para tanto, a comunicação visual faz uso da Linguagem Visual.
Esse campo também explora a ideia de que uma mensagem visual que acompanha o texto tem um maior poder de informar, educar ou persuadir uma pessoa ou público.
Estudo da Comunicação Visual
Nos estudos de comunicação visual são ensinados variados temas das mais diversas áreas, tais como a física da luz, anatomia e fisiologia do olho, teorias cognitivas e de percepção, teorias de cor, psicologia Gestalt, estética, padrões de leitura natural, princípios de design, semiótica, etc.
Estamos constantemente rodeados de informações visuais, um exemplo disso pode ser as placas de trânsito, as cores do semáforo, os pictogramas como as placas indicativas dos sanitários masculinos e femininos, o cinema, especialmente o cinema mudo, e os anúncios em outdoor ou anúncios na Tv ou computador. O uso de imagens para transmitir uma informação, muitas vezes, é mais eficaz que o uso de um texto escrito, pois a imagem nos atinge de forma instantânea. O uso de um design de uma marca famosa, por exemplo, dispensa o uso de um texto explicativo. Do mesmo modo a comunicação visual é essencial na publicidade, pois exige um tempo menor para veicular uma ideia.
Assim para que entendamos a comunicação visual é necessário compreender sua gramática ou os seus elementos da linguagem visual que compõe esse tipo de “texto”. A criação de uma imagem pressupõe o uso de uma linguagem que são os elementos da linguagem visual. Um mapa, por exemplo, é composto por elementos da linguagem visual como linhas, cores, contraste, ponto, textura, movimento entre outros. São a partir desses elementos que interpretamos o que cada mensagem deseja nos transmitir.
A comunicação pela imagem parece de fácil decodificação, porém esse tipo de comunicação corresponde à mesma complexidade da comunicação verbal. Uma grande vantagem da comunicação visual é o fato de poder ser compartilhada e compreendida por pessoas de diferentes culturas, facilitando o acesso de todos à comunicação.
O CARTAZ
Cartaz é uma lâmina ou folha de papel ou de outro material na qual constam textos ou figuras/imagens exibidos com diversos fins.
Exemplos: “Afixaram um cartaz na porta da escola para informar que amanhã não haverá aulas”, “O cartaz do novo filme de Tarantino é bastante polémico”, “Temos que sair para afixar os cartazes para divulgar o concerto”.
Qualquer material impresso que transmita algum tipo de mensagem visual e que serve como anúncio para a difusão de uma determinada informação pode definir-se como cartaz.
Um cartaz, por conseguinte, pode ser uma folha que promove um produto, um serviço ou um evento. Neste caso, os cartazes visam atrair a atenção dos potenciais consumidores ou clientes para incrementar as vendas: “A empresa cobriu a cidade com cartazes para promover a sua nova bebida gaseificada”, “Reparaste no cartaz do circo? A entrada para o espectáculo de hoje tem um desconto de 50%”, “O cartaz indica que, se contratares o serviço antes do fim do mês, terás três meses suplementares sem custos”.
Cartaz Político
Os cartazes também podem ser usados na política para fazer propaganda das propostas de um partido ou para fazer campanha a favor de algum candidato: “O candidato opositor assegura, a partir dos seus cartazes, que criará três mil postos de emprego em um ano”, “O Partido dos Verdes queixou-se que sabotaram os seus cartazes”, “Colocaram na minha porta de minha casa um cartaz que pede apoio para os socialistas”.
Bibliografia
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual, São Paulo: Pioneira/EDUSP, 1997.
- DONDIS, Donis A., Sintaxe da Linguagem Visual, São Paulo: Martins Fontes, 1999.
- SMITH, Kenneth Louis (2005). Handbook of visual communication: theory, methods, and media. [S.l.]: Routledge. pp. p.123.
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