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Gestão de Sistema de Informação

a) Gestão de Sistema de Informação

A Gestão de Sistemas de Informação é entendida, como um conjunto de actividades que compõem a área funcional das organizações responsável pela gestão do recurso informação e de todos os recursos envolvidos no planeamento, desenvolvimento e exploração dos seus sistemas de informação (Amaral, 1994).

Esta função deve ser o garante do suporte adequado do Sistema de Informação à Organização, e é, na sua essência, uma actividade de gestão condicionada pelos aspectos específicos decorrentes de ter por objecto a Informação e o Sistema de Informação da Organização. De uma forma simplificada pode ser decomposta nas actividades de planeamento, de desenvolvimento e de exploração do sistema de informação da organização (Carvalho e Amaral, 1993).



b) Qual é o objecto do estudo da Gestão de Sistema de Informação?
Os principais objectos de estudo da Gestão de Sistemas de Informação, podem ser resumidos como:
  • i) As Tecnologias da Informação e Comunicação em geral e em particular as suas aplicações no suporte das actividades humanas;
  • ii) A utilização das aplicações das Tecnologias da Informação e Comunicação no suporte das actividades humanas em contextos como as organizações, as bibliotecas, o ensino, as artes, etc.;
  • iii) As actividades e construções associadas à obtenção e disseminação do conhecimento envolvido na execução de acções com finalidade no âmbito das organizações e da sociedade;
  • iv) As actividades de concepção, desenvolvimento e gestão das actividades e construções referidas no item anterior.

c) A Gestão de Sistema de Informação compreende três atividades. Quais são?
A estrutura mais apropriada para descrever um sistema de informação envolve uma linha de raciocínio que compreende três aspectos básicos:

I. 1º Entrada: envolve a captação e a reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados. Exemplo: matérias-primas, energia, dados e esforço humano.

II. 2º Processamento: Envolve processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto. Exemplo: processo industrial, o processo da respiração humana, cálculos matemáticos.

III. 3º Saída: Envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final. Produtos acabados, serviços humanos e informações gerenciais devem ser transmitidos a seus usuários.

d) Em que medida as organizações necessitam de Tecnologias e Sistemas de Informação para desenvolverem as suas funções?

A busca por solução dos problemas enfrentados atualmente pelo cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos segmentos conduz os gestores a unir as partes que compõem a organização para formar um sistema que dará condições para administrar o todo.

Os sistemas de informações têm por finalidade gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação.

Sistemas de informações é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.


Em relação à necessidade de informações mais depuradas e que segundo Oliveira (2008, p. 73) “... a eficácia empresarial está sendo seriamente prejudicada por sistemas que, simplesmente, produzem enormes quantidades de dados e informações que não são trabalhados e utilizados”.

Tais ferramentas segundo Oliveira (2008) permitem aos gestores obter de forma dinâmica e prática as informações necessárias para embasar as decisões que norteiam as empresas, seja em questões administrativas internas, em estratégias de vendas ou outras áreas que necessitem de uma gestão mais apurada de indicadores. Deste modo, destaca-se o quão as organizações necessitam de Tecnologias e Sistemas de Informação para desenvolverem as suas funções.

2. Define Sistema na compreensão das organizações?
A importância da abordagem sistêmica para as organizações se deve ao fato de que ela permite a integração de setores dentro de uma organização, visando seu funcionamento no que tange também aos fluxos e interfaces das atividades desenvolvidas. Nessa abordagem, a preocupação com o funcionamento e os resultados assume um foco geral.

Os sistemas podem ser classificados de diversas formas, em geral classificam-se de duas maneiras principais: Sistemas Abertos e Sistemas Fechados.

Sistema Aberto: caracteriza-se essencialmente a interação da empresa com a sociedade e o ambiente onde ela atua.

Sistema Fechado: este sistema independe do meio externo para o desenvolvimento das suas funções. São entendidos como os que não mantêm relação de interdependência com o ambiente externo.

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