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Desordem de Comunicação e conceito

Introdução
Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.
Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma actividade essencial para a vida em sociedade. Porém, a comunicação trás consigo alguns aspectos negativos, dos quais podemos destacar a deserdem de comunicação. E é sobre a desordem de comunicação que este trabalho visa abordar.

Conceito de comunicação
A comunicação é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores por meio de signos e regras semióticas mutuamente entendíveis. Trata-se de um processo social primário, que permite criar e interpretar mensagens que provocam uma resposta.
Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma actividade essencial para a vida em sociedade.

Conceito de desordem de comunicação
Desordem ou transtornos da comunicação (DSM) ou ainda transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem (CID-10) se referem aos distúrbios da infância que comprometem a aquisição de habilidades para se expressar oralmente, compreender o que ouve ou de articular as palavras e fonemas.
Quando comprometem múltiplos processos de aprendizagem passa a ser classificado como transtorno invasivo do desenvolvimento e quando comprometem todos processos de aprendizagem são classificados como transtorno global do desenvolvimento.
Essa classificação não se refere aos transtornos directamente causados por defeitos anatómicos, por comprometimentos dos órgãos sensoriais, nem por retardo mental nem factores ambientais, como drogas ou venenos.
Distúrbio da fala é um impedimento ou dificuldade de comunicação através das palavras (discurso articulado). A fala pode ser subdividida em dois estágios: concepção (formulação) e produção (articulação e fonacção). O desenvolvimento da fala nas crianças começa com a associação de sons a pessoas e objectos, sendo que a compreensão normalmente precede a vocalização em alguns meses. Os substantivos são produzidos primeiro, em geral, com uma ou duas sílabas; a posterior aquisição de adjectivos, verbos etc. permite a elaboração de frases. A fase do balbucio, em que a criança brinca com os sons da fala, é provavelmente estrutural para o desenvolvimento. A leitura é intimamente relacionada à fala e envolve a associação de símbolos audiovisuais.
A fala compreende a coordenação de diversos aspectos do funcionamento cerebral (audição, visão etc.). Disfunções nestes sectores cerebrais levam a formas características de disfasia, afasia, alexia etc. A dislexia é uma disfunção infantil de ordem linguística. A gagueira e a hesitação são um distúrbio comum, em alguns casos expressando frustração por repressão de uma natureza canhota do indivíduo. A disartria é a produção irregular da voz e se deve a um descontrole neuromuscular. Na terapia da fala são feitas tentativas de superar tais dificuldades.

Continue a ler sobre:

Diagnóstico dos distúrbios da linguagem
Transtorno de fala
Desordem de articulação
Desordem de voz
Disfemia
Dislalia
Estratégia de adaptação na aula


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